Diretores do Sindasp participam da inauguração do CDP de Icém

Carlos Vítolo Jornalista

imprensa@sindasp.org.br

® © (Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura do jornalista e do Sindasp-SP, mediante penas da lei.)

O Diretor Administrativo da sede regional do Sindasp-SP em São José do Rio Preto, João Batista, acompanhado pelo delegado sindical do CPP Rio Preto, Walter Tosti Júnior, estiveram presentes na sexta-feira (10) na inauguração  do Centro de Detenção Provisória (CDP) ”Marcos Amilton Raysaro” de Icém.

A unidade irá receber presos provisórios das regiões de Barretos, Catanduva, Novo Horizonte e São José do Rio Preto. O CDP é o 23° presídio do Plano de Expansão de Unidades Prisionais do governo estadual, iniciado em 2010, e conta com 847 vagas, além das portas das celas serem automatizadas. Conforme a SAP, a obra custou R$41 milhões do Tesouro Estadual.

A automatização das unidades prisionais foi uma conquista do Sindasp-SP para a categoria junto ao governo do Estado em 2012 e tem como principal objetivo evitar o contato físico entre agentes penitenciários e detentos. A automatização é um processo mecânico que possibilita a abertura e a tranca das portas das celas através de um painel eletrônico. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 76 unidades já foram automatizadas.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, estiveram presentes no evento. De acordo com o governador, “o CDP vem pra atender os presos da região, para melhorar a segurança e também para que os presos fiquem mais perto da família. Além disso, vai gerar mais de 200 empregos na cidade”, explicou.

A construção do CDP de Icém foi marcada por pelo menos duas polêmicas. Em abril de 2009, empresários e moradores organizaram um movimento para impedir a instalação da unidade. Em julho de 2014 ocorreu a morte de dois operários. O ajudante Luiz Fernando Cuba e o encanador Edmar José Laurentino, que morreram soterrados.