Sindasp participa da inauguração e entrega dos CDPs de I e II de Pacaembu com secretário e governador

Depen participa da entrega dos CDPs; Em entrevista à reportagem do Sindasp, Marquinhos, criador da automatização, disse que fará palestra em Brasília e o projeto será usado na penitenciária federal. Evento contará com participação do ministro Sérgio Moro.

Carlos Vitolo Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp.

imprensa@sindasp.org.br

® © (Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura do jornalista e do Sindasp-SP, mediante penas da lei.)

Diretores do Sindasp-SP participaram nesta sexta-feira (12) da cerimônia de entrega dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu, com a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo. As unidades foram entregues totalmente automatizadas e com equipamentos de segurança, como raio-x, detector de metal e escâner corporal.

A inauguração dos CDPs ocorreu oficialmente ontem, em Presidente Prudente, na sede do 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), com as presenças do governador João Doria Junior (PSDB) e do secretário.

Em Pacaembu, os diretores do Sindasp-SP, junto com o deputado estadual Ed Thomas (PSB), acompanharam o secretário na apresentação das duas unidades prisionais e aproveitaram para reforçar a importância de o governo atender as reivindicações da categoria, expostas na pauta unificada 2019. A pauta já foi protocolada na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Restivo agendou uma audiência para o próximo dia 30, com representantes do Sindasp-SP e Sindcop, para abrir as negociações.

Depen participa da entrega dos CDPs; Criador da automatização fará palestra em Brasília para início da automatização da penitenciária federal

O Diretor de Inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Washington Clark dos Santos,  esteve presente na entrega das unidades em Pacaembu para acompanhar o funcionamento da automatização das portas das celas.

Quem também esteve presente foi o agente de segurança penitenciária (ASP), criador do projeto de automatização, que é diretor de Núcleo de Trabalho da Penitenciária 1 de Presidente Bernardes, Marcos Antônio de Santana (Marquinhos), filiado do Sindasp-SP.

Marquinhos foi convidado pelo Depen para participar do “1º Encontro de Diretores de Unidades Prisionais”, em Brasília-DF, de 23 a 26 de abril, onde ministrará uma palestra sobre o início e o processo de automatização das unidades prisionais do Estado de São Paulo. Entre as autoridades, o evento contará com participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que também foi convidado para palestrar no evento. Também ministrarão palestra o Diretor-Geral do Depen, Fabiano Bordignon, o Diretor de Inteligência do Depen, Washington Clark dos Santos.

O ASP Marquinhos será auxiliado por Clayton Oliveira de Souza e Sander Shiguematsu, da Croeste, que farão orientações sobre a parte administrativa do processo de automatização.

O Depen deverá usar nas penitenciárias federais os mesmos moldes do processo de automatização das unidades prisionais de São Paulo, que foi uma conquista do Sindasp-SP para a categoria.

Marquinhos disse à reportagem do Sindasp-SP que visitará a Penitenciária Federal de Brasília para avaliar o prédio e fazer as devidas adequações para início da automatização da unidade.