Agentes penitenciários apreendem drogas em chinelos, chips de celular e outros ilícitos em todo o Estado

Apreensões feitas em Mirandópolis I e II, Martinópolis, Presidente Bernardes, Junqueirópolis, Pacaembu, Valparaíso, Pracinha, Lavínia, Reginópolis, Pontal, Serra Azul, Mongaguá, São Vicente, Piracicaba, Campinas, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mauá, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Capital

Carlos Vitolo Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp.

imprensa@sindasp.org.br

® © (Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura do jornalista e do Sindasp-SP, mediante penas da lei.)

Agentes de segurança penitenciária (ASP) apreenderam diversos ilícitos no último final de semana em várias unidades prisionais do Estado. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), foram registrados boletins de ocorrência de todas as apreensões.

Ainda segundo a SAP, os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas e os presos foram isolados e respondem a procedimento disciplinar para apurar a cumplicidade na recepção dos materiais ilícitos. Confira abaixo as ocorrências de acordo com informações da SAP.

Capital: duas mulheres tentaram entrar com entorpecentes no Centro de Detenção Provisória “Chácara Belém I”, unidade localizada na zona leste de São Paulo. No sábado (8), a companheira de um preso escondia ilícitos característicos à maconha na barra de sua calça. Ao passar por revista, a parte da peça de roupa que escondia o entorpecente foi desdobrada e o material entregue aos servidores presentes. No domingo (9), maconha e cocaína estavam escondidas no cós e na barra da calça da visitante.

Santo André: no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no sábado (8), os servidores de plantão constataram uma anormalidade na região abdominal de uma visitante, que passava por revista no scanner corporal. Ao ser encaminhada para local apropriado, para revista manual, foi observado que a mulher levava substâncias características à maconha e à cocaína em seu absorvente íntimo. No mesmo dia, outra visitante tentou entrar na unidade penitenciária de Santo André com um aparelho celular que estava introduzido em seu corpo. O volume anormal na região abdominal da mulher foi visto pelo scanner corporal.

São Bernardo do Campo: no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Calixto Antônio”, de São Bernardo do Campo, os ASPs apreenderam entorpecente análogo à maconha com uma visitante. O fato foi registrado no último domingo (9), enquanto a mulher aguardava para passar por revista no aparelho body scanner. Os agentes observaram um volume atípico na região dorsal, entre os ombros, da mulher que, ao ser questionada, afirmou ser a etiqueta do top que estava utilizando. Em revista mais detalhada o ilícito foi encontrado e a mulher encaminhada ao 3° Distrito Policial de São Bernardo do Campo.

Diadema: no domingo (9), os agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema apreenderam duas visitantes com entorpecentes característicos à maconha. Em uma das situações a mulher estava com um invólucro do ilícito introduzido em sua genitália. No segundo caso, o entorpecente estava distribuído em dois pacotes, que foram camuflados no enchimento da calcinha da visitante. Os entorpecentes foram encontrados pelos agentes durante revista via scanner corporal, procedimento padrão realizado em todos os visitantes da unidade.

Mauá: no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, no domingo (9), uma visitante de 18 anos tentou entrar na unidade penitenciária com um aparelho micro celular introduzido em seu ânus. O objeto foi flagrado durante revista feita pelo aparelho body scanner, que indicou anormalidade na região do abdômen da mulher. Após passar pela revista, a visitante foi perguntada e informou que possuía um invólucro com o micro celular em seu corpo. O ilícito foi retirado e entregue aos agentes responsáveis para instaurar as devidas providências.

Itapecerica da Serra: na manhã de domingo (9), no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, a esposa de um preso foi flagrada ao passar pela revista no scanner corporal com um invólucro contendo ilícito característico à maconha escondido no cós de sua calça. Ao ser questionada, a visitante alegou estar com uma quantidade do ilícito em sua roupa. Após ter sido retirada, os agentes pesaram o conteúdo e constataram 74g de entorpecente.

Guarulhos: no sábado (8), no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues” I, de Guarulhos, a companheira de um preso foi pega com um invólucro contendo substâncias análogas à maconha e à cocaína introduzidos em sua genitália. O pacote de formato oval foi registrado nas imagens do scanner corporal, procedimento de revista padrão realizado nos visitantes. Depois de questionada e de ter retirado o invólucro de seu corpo, em local apropriado e de forma espontânea, foi constatado 102g dos entorpecentes.

Campinas: no domingo (9), uma mulher foi detida no Centro de Detenção (CDP) Provisória de Campinas, quando agentes perceberem que na blusa da suspeita havia uma escrita, no lado avesso. A princípio a mulher se recusou a tirar a roupa, mas em seguida aceitou trocar e colocar as vestes fornecidas pela unidade prisional, a fim de que fosse averiguado o que estava escrito em sua roupa pessoal. Diante disso, as agentes descobriram que o texto era uma carta para membros de uma facção. A mulher foi conduzida ao plantão policial e responderá processo administrativo por fazer parte de uma organização criminosa.

Piracicaba: no sábado (8), uma mulher foi detida na penitenciária de Piracicaba, durante o procedimento de revista, com 67 comprimidos, estimulante sexual. Ela pretendia entregar os remédios para o companheiro, mas foi detida pelos agentes e encaminhada à delegacia. O detento que seria visitado foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que os visitantes flagradas tentando burlar as regras do sistema prisional são suspensos do rol de visitas, temporariamente.

São Vicente: na Penitenciária II de São Vicente, no domingo (9), uma mulher foi barrada quando os agentes de segurança penitenciária faziam a revista em seus pertences e notaram o volume estranho no seu documento de identidade. A visitante, de 45 anos, é mãe de um detento do estabelecimento penal e trazia 100 adesivos de droga sintética escondidos dentro do RG.

Mongaguá: no domingo (9), no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin”, o CPP de Mongaguá, uma jovem de 19 anos foi flagrada com um invólucro com cocaína introduzido no ânus. O material foi detectado pelas imagens geradas pelo aparelho de escaneamento corporal. A visitante é companheira de um preso da unidade.

Serra Azul: uma mulher, esposa de preso, foi detida na Penitenciária II de Serra Azul tentando entrar com um celular escondido em seus pertences. O caso ocorreu às 8h, no domingo (9), no momento em que os funcionários faziam a revista em uma sacola levada pela mulher.

Pontal: o scanner corporal do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal flagrou objeto desconhecido no corpo de uma mulher que visitava seu esposo. Ela foi questionada pelas agentes e acabou confessando que escondia maconha no cós da calça. A apreensão aconteceu no domingo (9).

Reginópolis: outro caso envolvendo celular nos pertences de visitante no domingo (9), ocorreu na Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis. O aparelho estava escondido dentro de uma sacola e seria destinado ao esposo da visita, recluso na penitenciária.

Lavínia: ocorreram três apreensões na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" no último fim de semana, sendo duas no sábado (8) e uma no domingo (9). No sábado, a companheira de um sentenciado foi surpreendida tentando ingressar com fios de estanho, que estava camuflado nas alças da sacola que trazia pertences. Na segunda apreensão do dia, agentes encontraram nove porções de maconha e 12 pedaços de papel de droga sintética, conhecida no interior dos presídios como “K4”. Os ilícitos estavam camuflados dentro de chinelos trazidos pela mãe de outro sentenciado. No domingo, novamente graças a ação dos servidores da unidade, uma visitante foi surpreendida tentando ingressar com dois mini aparelhos telefônicos celulares. Os aparelhos celulares estavam ocultados no interior da vasilha plástica contendo arroz que a visitante trazia ao seu companheiro.

Pracinha: no sábado (8), na Penitenciária de Pracinha, agentes encontraram droga sintética “K4” oculta na sandália da companheira do sentenciado da unidade. No domingo (9), durante a revista na alimentação trazida por outra visitante, os servidores também encontraram maconha em vasilha de bolo trazida por visitante.

Valparaíso: no sábado (8), na Penitenciária de Valparaíso, agentes desconfiaram das imagens obtidas por meio de aparelho body scanner da unidade, que indicavam um objeto suspeito na região das partes íntimas de companheira de sentenciado da unidade. Indagada, a visitante confessou estar com um invólucro, que retirou reservadamente no banheiro feminino da unidade. Aberto, ele continha cocaína.

Pacaembu: na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, no domingo (9), agentes encontraram quatro chips de aparelho de telefonia celular e seis jogos completos de baralho, escondidos no interior da vasilha de alimentos trazida por companheira de sentenciado.

Junqueirópolis: duas apreensões na Penitenciária de Junqueirópolis. No sábado (8), por volta das 11h30, ao submeter irmã de sentenciado por procedimento de revista no aparelho de scanner corporal, servidores perceberam a presença de um objeto em suas partes íntimas. Questionada, a visitante retirou o referido objeto espontaneamente na presença de duas servidoras. Após averiguação ficou constatado tratar-se de um aparelho do tipo micro celular. No dia seguinte, às 13h50, durante o procedimento de revista no setor de portaria de irmão de outro sentenciado, agentes perceberam a presença de um objeto metálico no cós da calça. Diante do questionamento dos servidores acerca do objeto o visitante supracitado retirou o objeto espontaneamente, ficando constatado tratar-se de um fone de ouvido.

Presidente Bernardes: no sábado (8), três visitantes foram surpreendidas tentando entrar com objeto proibido e substâncias ilícitas na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Por volta das 8h, durante procedimento de revista no scanner corporal, foi constatado que uma visitante estava com algo anormal em sua genitália. A mesma informou que se tratava de um aparelho de telefonia celular, prontificando-se em retirá-lo. Pouco depois, por volta das 8h30, durante o procedimento de revista na bolsa de alimentos que outra visitante trazia para o seu companheiro, foi encontrado um saquinho plástico contendo bombons, dentro dos quais havia porções de maconha, e porções de um pó branco, aparentemente “cocaína”. Mais tarde, às 11h10, durante o mesmo procedimento em revista de alimentos, foi encontrado com outra visitante, um saquinho plástico contendo balas, sendo que dentro das mesmas, havia porções de maconha e porções de cocaína.

Martinópolis: na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, no sábado (8), por volta das 8h30, a esposa de um sentenciado da unidade tentou ingressar com um invólucro inserido na região genital, que continha cocaína.

Mirandópolis I: na Penitenciária I "Nestor Canoa" de Mirandópolis, durante a revista nos pertences companheira de sentenciado, foram apreendidos 14 invólucros contendo maconha, ocultos em meio ao alimento que estava acondicionado em uma vasilha de plástico. Às 10h35, durante a revista nos pertences de irmão do sentenciado, foram apreendidos mais 15 invólucros contendo maconha, também ocultos em meio ao alimento que estava acondicionado em uma vasilha de plástico. Ao ser indagado acerca dos objetos, o visitante afirmou desconhecer o seu conteúdo. Na sequência, foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Município para as devidas providências.

Mirandópolis II: no sábado (8), ocorreu a apreensão de uma caixa de baralho, que se encontrava dentro da sacola em posse de companheira de preso da unidade.

menu
menu