Lançada na Alesp Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Penitenciários

Carlos Vítolo Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp.

imprensa@sindasp.org.br

® © (Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura do jornalista e do Sindasp-SP, mediante penas da lei.)

Foi lançada na tarde desta sexta-feira (11) a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Penitenciários na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O Sindasp-SP marcou presença na cerimônia de instalação da Frente Parlamentar, que foi criada pela deputada Clélia Gomes (PHS), com o objetivo de ouvir os problemas vividos pelos agentes de segurança penitenciária (ASP) e buscar soluções.

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, compôs a mesa diretora ao lado da deputada e de outros representantes sindicais. “Hoje é um dia histórico para todos nós agentes penitenciários, pois agora temos a nosso favor uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. Que a categoria tenha a certeza de que vamos utilizar e muito esse novo instrumento em nossas lutas. Ainda temos muito a conquistar”, disse Grandolfo.

Junto com sindicalistas, a Frente Parlamentar definiu as prioridades da categoria para o início dos trabalhos. Seis itens foram definidos: Saúde Mental; Lei Orgânica; Absolvição dos Processos Administrativos Disciplinares (PADs) referentes às greves de 2014 e 2015 da categoria; Criação do Bônus de Resultado Penitenciário (BRP); Aposentadoria Especial (igual da PM); Acautelamento de armas dos ASPs. Sobre a questão salarial, o item não foi incluso por não se tratar de uma reivindicação apenas da categoria, mas de todos os servidores do Estado.

“Eu sempre digo que a gente tem que sair da nossa zona de conforto e fazer o nosso papel. Estamos abrindo a Frente Parlamentar, não da deputada, mas de todos os agentes penitenciários. Contem com a minha voz. É uma honra para mim, deputada Clélia Gomes, lutar pela categoria. É uma honra de verdade. Vocês têm que ter dignidade de vida. Aposentar com dignidade, ter respaldo do poder público, e vamos ter, eu tenho certeza. Vocês merecem a nossa salva de palmas, porque vocês são muito bons”, disse a deputada. Confira o discurso emocionante de Clélia Gomes.