Tratativas avançadas para o sétimo presídio federal

Um dos prédios do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, em Pernambuco, será transferido para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen)

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, recebeu na manhã desta quinta-feira (25), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O encontro foi para tratar das questões necessárias para a transferência de um dos prédios do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, na Mata Norte do estado, para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do MJ. A construção será readequada e terminada pelo Depen para sediar o sétimo presídio federal.

O CIR seria inaugurado em 2012. Porém, naquele ano, as obras do complexo, que eram realizadas através de uma Parceria Público-Privada (PPP), foram paralisadas. Só em 2016 o estado de Pernambuco assumiu a responsabilidade das obras. Diante das dificuldades em concluir a obra – que além dos cinco presídios conta também com prédios para administração, padaria, lavanderia, produção de alimentos, batalhão da Polícia Militar, canil e até heliponto – o governo ofereceu um dos prédios de presídio ao Depen.

De acordo com o diretor geral do Depen, Carlos Alencastro, a construção está cerca de 65% concluída. “Ainda não temos como estimar os gastos, pois precisamos levantar o que é preciso readequar para seguir as normas de construção dos presídios federais mas, com certeza, será mais barato do que começar do zero”, afirma Alencastro.

 Assim que o governo de Pernambuco fizer formalmente a doação da gleba do terreno e da construção ao Depen, o órgão enviará técnicos ao local para avaliar o edifício. No início do ano, o governo de Pernambuco inaugurou um dos prédios do complexo e já tem outro em fase final, que será inaugurado em breve.


Fonte: MJ

menu
menu