242 oficiais e delegados se formam mestres e doutores

0
45

Às 9 horas desta sexta-feira (26), 80 policiais paulistas – 60 oficiais da Polícia Militar e 20 delegados de polícia – se formaram doutores e 162 capitães da PM agora são mestres em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. A primeira turma concluiu o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), e a segunda o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), ministrados pelo Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel. PM Nelson Freire Terra” (Caes) e pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). A formatura foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na zona oeste da Capital.

 

CSPI forma doutores

 

O Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI) habilita oficiais da PM a um posto superior – major para tenente-coronel e tenente-coronel para coronel – e os delegados de 1ª classe para a classe especial, que são os cargos mais altos das duas instituições.

 

Dos 80 novos doutores, quatro alunos são de outros estados: dois de Roraima, um do Acre e um do Rio Grande do Norte. Ao todo, quatro mulheres marcaram presença nas salas de aula.

 

O curso teve início em 26 de dezembro de 2011. Ao todo, foram 736 horas/aula, ministradas no Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel. PM Nelson Freire Terra” (Caes) e na Acadepol.

 

O conteúdo visa o desempenho de funções no âmbito político e estratégico das policiais paulistas. O programa contou com atividades em sala e extraclasse, visitas, tarefas em grupo e individual.

 

Para receberem o diploma de doutores em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, os formandos desenvolveram e apresentaram teses de doutorado focadas em temas de interesse da área de segurança pública, buscando revertê-las em benefícios práticos à sociedade.

 

Teses apresentadas nas edições anteriores já produziram efeito prático no trabalho policial em São Paulo. Grande parte das ideias produtivas e positivas do atual modelo de gestão foi desenvolvida durante CSPI, como o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o sistema de gestão integrada do Corpo de Bombeiros, as Bases Móveis e Comunitárias de Segurança, o policiamento aéreo e a utilização de cães em catástrofes.

 

CAO traz 126 mestres

 

Os 126 capitães da Polícia Militar que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) estão aptos à promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel, o segundo mais alto da corporação.

 

A turma formada nesta sexta-feira teve início em 16 dezembro do ano passado. Foram 576 horas de aulas. O conteúdo visa habilitar os formandos ao exercício das funções oficiais de Estado Maior e ao assessoramento e planejamento de missões legais atribuídas à corporação.

 

Ao final do curso, os policiais apresentaram para uma banca examinadora uma dissertação sobre segurança pública.

 

Dos 162 novos mestres, 146 são homens e 16 mulheres. Um aluno veio do Estado do Amazonas para participar do curso.

 

Para ingressar no CAO, é preciso ser capitão e possuir três anos no posto, completados até o último dia da inscrição.

 

Reconhecimento

 

Desde 11 de janeiro de 2008, por meio da Lei Complementar Estadual nº 1036, que estabeleceu o Sistema de Ensino da Polícia Militar, o CAO e o CSP foram juridicamente reconhecidos como cursos de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, respectivamente.

 

Fonte: SSP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.