40% dos pacientes do Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do Iamspe são obesos

0
27

Hipertensão, artrose e diabetes também estão entre as doenças apresentadas, afirma especialista

 

 

Levantamento realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) indica que 40% dos pacientes atendidos no Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) são obesos.

 

O serviço, que existe desde 2011 no hospital, já realizou cerca de 4 mil atendimentos.

 

Do universo de pacientes atendidos no setor, outros 35% são hipertensos, 32% possuem artrose de joelho e 20%, diabetes. Desse total, 27% têm comorbidades patogênicas, ou seja, mais de uma doença associada.

 

Para o diretor do serviço, Samir Daher, a prática constante de atividade física, a alimentação saudável e o sono estão diretamente associados ao retardamento ou ao não aparecimento de algumas doenças.

 

“O sono não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas acima de tudo metabólico. Já a alimentação saudável é aquela que contém nutrientes em quantidade adequada para suprir as necessidades do organismo”, explica.

 

Além disso, o serviço preconiza a orientação para a prática de atividades físicas, o que evita o surgimento de alguns problemas ortopédicos.

 

Segundo o médico, o erro durante a prática de atividades físicas é muito comum e o sedentarismo facilita a manifestação clínica de algumas doenças, como é o caso das queixas ortopédicas, responsável por 62% dos atendimentos no Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte.

 

Iamspe

 

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

 

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

 

Fonte: Iamspe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.