A pedido do Sindasp, novos agentes penitenciários terão cerimônia de formatura

No último dia 28, mil novos agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) participaram da cerimônia de formatura da categoria junto à presença do o governador Geraldo Alckmin, secretários e autoridades políticas e militares. Os mil AEVPs estavam todos uniformizados e devidamente equipados para o exercício da profissão.

Foram investidos R$13 milhões em 106 novas viaturas para o uso nas escoltas dos presos que serão realizadas pelos AEVPs a partir de janeiro de 2014, R$1,5 milhão em armamento e R$164 mil em coletes à prova de balas.

O investimento é justo e necessário, no entanto, mais uma vez, a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP) ficou a “ver navios” e não recebeu nenhum investimento do governo. Apesar de a categoria dos ASPs ser incomparavelmente maior e mais antiga que os AEVPs,  jamais houve tamanho investimento em melhorias.

Os ASPs nem mesmo têm um fardamento digno para utilizar no exercício da função, com exceção de uma camiseta com a logomarca da SAP, e isso basta para o governo, mas para os funcionários é até vexatório. Os agentes penitenciários não recebem calça, coturno ou equipamentos de segurança que deveriam compor o fardamento completo para o exercício mais digno da profissão.

Diante do atual quadro, o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, pediu ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, que os novos agentes penitenciários também tenham uma cerimônia de formatura e valorização da categoria. Grandolfo solicitou ainda um fardamento completo com camisa, calça, gandola e coturno para os ASPs.

“Seria uma vergonha para o governo fazer a formatura dos ASPs usando como uniforme uma camiseta. É lamentável que ainda até hoje a categoria não seja reconhecida e valorizada tanto quanto ela merece”, disse Grandolfo.

Em resposta à solicitação do presidente do Sindasp-SP, o secretário já se comprometeu em realizar a cerimônia de formatura dos nos novos agentes penitenciários. Desde já, o sindicato agradece ao secretário pelo atendimento e por entender que o Sindasp-SP defende e visa melhorias tanto para a categoria quanto para o sistema penitenciário.

O Sindasp-SP aguarda agora uma posição sobre o fardamento completo para que a categoria e também o governo não passem vergonha na mídia usando apenas uma camiseta que ousam chamar de uniforme.