Agentes encontram túnel na penitenciária de Picos, no Piauí

No início da manhã desta quinta-feira (12), agentes penitenciários realizaram uma vistoria e localizaram a escavação de um túnel no pavilhão D da penitenciária João de Deus Barros, em Picos.

O túnel estava sendo feito no pátio, onde os presidiários tomam banho de sol, atrás de um bebedouro e estava sendo escondido com sacos cheios de areia retirada durante a escavação.

Segundo informações do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o pavilhão D abriga cerca de 105 presos e o túnel permitiria uma fuga em massa.

A penitenciária tem capacidade máxima para 144 presos e atualmente está com mais de 400. De acordo com Kleiton Holanda, a grande quantidade de presos nas celas, o excesso de detentos na penitenciária e o longo tempo livre facilitam a ação dos presos.

Greve

Kleiton Holanda destacou que na última quarta-feira (11), em assembleia geral, a categoria deliberou por um indicativo de greve e que aguardam um posicionamento do Governo até a próxima quarta-feira (18), para decidir se a categoria inicia, ou não, o movimento grevista.

Ele também ressaltou que na manhã de hoje (12), estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira, para tratar de um acordo entre a secretaria de Administração e Justiça, mas que não foi cumprido.

A categoria reivindica reajuste de 13%, gratificação das chefias de plantão, 400 vagas para promoção de novos agentes, concurso, segurança nas unidades e também celeridade nas obras de presídios em construção. “O Estado não oferece as ferramentas necessárias para que os agentes trabalhem nas penitenciárias”, afirmou Kleiton Holanda.

Fonte: GP1