Agentes impedem fuga de presos na Paraíba, Paraná e Pará

Agentes penitenciários frustram tentativa de fuga de presos no Pará

Um grupo de detentos foi flagrado por agentes penitenciários em uma tentativa de fuga na madrugada deste domingo (7) na Central de Triagem da Cidade Nova, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciario do Estado (Susipe), os agentes perceberam uma movimentação incomum na carceragem e detectaram que as grades de uma das celas haviam sido serradas. Os presos foram deslocados de celas.

A Polícia Militar foi chamada para dar apoio e reforçar a segurança na Central de Triagem, que possui capacidade para 130 detentos, mas que abriga 304 custodiados atualmente.

Agentes abortam tentativa de fuga na Penitenciária de Parnaíba

Agentes Penitenciários e policiais militares conseguiram abortar a fuga de um preso por volta das 23 horas da noite de ontem (09) na Penitenciária Mista de Parnaíba. Hamilton Carneiro, preso por assaltos a mão armada e tráfico, tentou sair do presídio escalando o teto e pulando por cima do muro que cerca o local. Ele acabou sendo visto por um PM numa guarita perto da entrada.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, Hamilton teria conseguido sair da cela onde estava, após quebrar um cadeado. “Ele estava lotado no anexo, que é uma área reservada para presos recém chegados e que já estão retornando ao presídio pela segunda vez”, explica Kleiton Holanda.

Hamilton havia sido solto dias antes do Carnaval após cumprir pena por assalto, mas voltou a ser preso no feriado pela prática do mesmo crime. Como punição, o preso deve perder o direito ao banho de sol durante 30 dias e sofrerá além de poder ter um acréscimo em sua pena.

Sobre a situação da Penitenciária de Parnaíba, o Simpoljuspi diz que o presídio tem capacidade para 157 presos, mas atualmente abriga 475.

Carnaval marcado por fugas

De acordo com um levantamento do Sinpoljuspi, no feriado de Carnaval registrou-se a fuga de 10 presos, sendo sete da Colônia Agrícola Major César e três presos do Hospital Penitenciário no Domingo (07). Desses 10, nove foram recapturados na madrugada de segunda-feira (08) e um segue foragido.

Houve ainda uma tentativa de fuga de detentos do Pavilhão D da Casa de Custódia No mesmo presídio, os agentes encontraram um túnel partindo da cela 11 do Pavilhão C. A cela foi esvaziada e isolada para que túnel pudesse ser fechado.

Fonte: Portal O Dia

Agente flagra preso serrando grade e impede fuga em Irati

Agente penitenciário flagrou o momento em que um preso serrava as grades do solário da Delegacia de Irati. Policiais conseguiram agir antes que a fuga fosse efetivada.

Agentes penitenciários da Delegacia de Irati impediram uma fuga de presos na tarde de ontem (08). De acordo com informações da Polícia Militar, um investigador solicitou apoio por uma possível fuga de presos. Os agentes penitenciários verificaram as câmeras e notaram que um preso estava amarrado na grade do solário e serrava a estrutura.

O agente foi até o local, coibiu a ação e fez o detento descer do local. A Polícia Militar realizou buscas na região e a contagem dos presos foi realizada. Ninguém escapou da Delegacia.

Fonte: A Rede