Agentes penitenciários aprendem técnicas de entrevista em ambiente prisional

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) promove, entre os dias 17 e 28 deste mês, o 3º Curso de Técnicas de Manejo de Fontes Humanas em Ambientes Prisionais. O curso é voltado para agentes penitenciários federais e para os agentes estaduais convidados que já possuam curso básico de inteligência.

Com duração de 76 horas/aula, os participantes aprenderão técnicas de gestão de fontes humanas em atividades de inteligência, ou seja, vão aprender como interrogar, buscar dados negados, técnicas de recrutamento em ambientes prisionais, operações de inteligência, detecção de mentira, linguagem corporal e o trato com a fonte humana.

Segundo o Coordenador-Geral de Informação e Inteligência Penitenciária, Sandro Abel Sousa Barradas, “o DEPEN, com suas linhas de respeito e trato à dignidade da pessoa humana, aposta na capacitação dos servidores e através de cursos aprimora o olhar do profissional de inteligência penitenciária”.

A unidade do Depen/MJ responsável pela capacitação é a Escola Nacional de Serviços Penais – ESPEN, com o apoio da Coordenação-Geral de Informação e Inteligência Penitenciária – CGIN, e faz parte do Plano Nacional de Capacitação e Pesquisa em Inteligência Penitenciária e do Plano de Fortalecimento das Atividades de Inteligência Regionais de 2015. Ambos visam aumentar a aplicação da Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária e da Rede de Inteligência Penitenciária Nacional.

Ao final do curso, a intenção é que os profissionais de inteligência penitenciária apliquem as técnicas aprendidas em seus ambientes de trabalho.

O DEPEN pretende, com o Plano Nacional de Capacitação e Pesquisa em Inteligência Penitenciária, realizar cursos da referida área nos Estados e Distrito Federal.

Serviço:

3º Curso de Técnicas de Manejo de Fontes Humanas em Ambientes Prisionais