Agentes penitenciários decidem retomar a greve de 2014 a partir do dia 20

Depois de realizar 23 assembleias gerais convocadas pelo Sindasp-SP, a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP) decidiu decretar a retomada da greve geral de 2014 no sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, a greve terá início a partir do dia 20 de julho, tendo em vista que, até o momento, o governo ainda não cumpriu por completo o acordo firmado durante a greve realizada entre os dias 10 e 26 de março do ano passado. Cartilha de greve.

Grandolfo aponta que, no acordo, registrado em ata, deveria ter sido arquivado todos os Processos Administrativos Disciplinares (PADs) contra os agentes penitenciários que participaram da greve e criado o Bônus de Resultado Penitenciário (BRP), a ser concedido anualmente aos servidores.

As assembleias definiram que a greve somente será suspensa se o governo arquivar todos os PADs e apresentar uma definição concreta sobre a concessão do bônus anual.

No mês passado, diretores do Sindasp-SP estiveram reunidos com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e com os coordenadores das unidades prisionais das diversas regiões do Estado, para tratar do cumprimento do acordo.

Na reunião, o secretário disse que está analisando os PADs caso a caso e, inclusive, retirou os processos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e todos estão em seu gabinete para análise, mas não estão arquivados. “O secretário não deu nenhuma definição, disse apenas que ainda estão em análise”, disse o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo.

Confira abaixo o funciona e o que não funciona nas unidades prisionais durante o período de greve: