Agentes Penitenciários distribuem brinquedos para crianças carentes

Desde 2003, Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) da região de Ribeirão Preto vêm fazendo a alegria de milhares de crianças no município. No período entre 2006 até este ano 13 instituições assistenciais foram beneficiadas, cujo foco vai do atendimento às crianças em tratamento de saúde, caso do ?Grupo de Apoio a Criança com Câncer? (GACC), àquelas que não contam com o apoio de uma família, como as acolhidas por creches da região. Nas últimas três edições foram distribuídos mais de 1,4 mil brinquedos, graças ao empenho dos agentes da Penitenciária e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão.

Quem organiza o mutirão de solidariedade são os agentes Daniel Almeida de Morais e Leandro Balan. Neste ano, graças ao esforço da dupla, 700 crianças receberam presentes ? para a maioria delas, o único que ganharam no Natal ?, além das entidades beneficiadas.

Entre os dias 9 e 16 de dezembro, os dois ASPs-Papais Noéis visitaram e presentearam crianças do Projeto Social ONG Colméia; Centro de Educação Infantil (CEI) Deolinda Gasparini; Sociedade Espírita Isabel Soares de Moraes e as creches espíritas ?Benedito Rosa de Jesus? e ?Emanuel Benção de Paz?. A dupla também distribuiu presentes nas comunidades carentes do Jardim Zara e Vila Carvalho. Os funcionários usaram seus dias de folga ou horários após o expediente de trabalho, para fazerem a boa ação.

Como nos anos anteriores, Balan ficou encarregado de se vestir de Papai Noel e entregar os brinquedos para a garotada. Um momento único, nas palavras do próprio agente: ?Foi a maior emoção do mundo ver todas aquelas crianças gritando Papai Noel, Papai Noel, me dá um presente?, lembra.

Diferentemente dos outros anos, quando distribuíam brinquedos arrecadados entre os agentes das duas unidades prisionais, em 2008 a dupla optou por receber doações em dinheiro e comprar os presentes. Essa mudança de estratégia ajudou a aumentar a quantidade, contemplando assim ainda mais meninos e meninas. Além da lembrança em si, a própria presença do Papai Noel alegrou o Natal das crianças carentes do município de Ribeirão Preto.

Fonte: SAP