Inicio Geral Agentes penitenciários do Ceará acampam no Palácio da Abolição, sede do Governo...

Agentes penitenciários do Ceará acampam no Palácio da Abolição, sede do Governo cearense

0

 

Um grupo de agentes penitenciários montaram acampamento no Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira, 15. A principal reivindicação da categoria é a nomeação dos 924 candidatos aprovados no último concurso, em 2011, que permanecem no cadastro de reserva.

 

Na frente do acampamento, os manifestantes ergueram uma faixa com o seguinte protesto: “950 PM’s nos presídios. Milhares de bandidos nas ruas. 924 agentes na reserva. 11 milhões de reais no lixo! Ministério Público, faça cumprir a Lei”.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, o grupo permanecerá acampado no local até conseguirem uma audiência com o governador Cid Gomes. Segundo Valdemiro, o Governo do Estado gastou R$ 11 milhões para treinamento dos profissionais que passaram no concurso e não os coloca para assumir os cargos. “Foram aprovados 1724 agentes, mas apenas 800 foram nomeados. Ou seja, nós temos 924 profissionais no cadastro de reserva e uma carência de 2.200 no sistema”, afirmou Valdemiro.

 

O presidente do Sindasp concluiu que a questão da falta de profissionais é uma questão que interfere diretamente no problema da segurança no Estado e diz que o propósito do acampamento é chamar atenção da sociedade e do governo para esse problema grave da segurança pública.

 

De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), o grupo que se manifesta em frente ao Palácio da Abolição não é composto por agentes penitenciários, e sim pelos candidatos que passaram no concurso e ainda não foram nomeados. A informação foi negada pela presidente do Sindasp, que afirma que há tanto agentes efetivos como aqueles que fazem parte do cadastro de reserva.

 

Ainda segundo Valdemiro, a secretária de Justiça, Mariana Lobo, informou através de nota, que a Sejus não vai mais interferir nas negociações do Sindicato e que a o assunto deverá ser tratado com o governador. Sejus desconhece a informação.

 

Em contato com O POVO Online, a Sejus informou que o concurso público para o provimento de 800 cargos de agente penitenciário, foi concluído em 20 de março de 2013 com a convocação de todos os aprovados.

“A Sejus informa que possui o efetivo de um agente penitenciário para cada 10 presos, uma média considerada uma das melhores do país”, afirma o órgão.

 

Fonte: O Povo

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile