Agentes penitenciários do Piauí podem entrar em greve

Representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) realizaram, na manhã desta quarta-feira (11), uma assembleia geral para definir se a categoria irá deliberar greve nos próximos dias. No encontro estavam presentes o presidente do sindicato, José Alberto, o vice-presidente Kleiton Holanda e cerca de 100 agentes penitenciários.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Kleiton Holanda, o Governo do Estado descumpriu alguns acordos firmados nos meses de maio e junho. Segundo Kleiton, caso o governo não se mobilize nos próximos dias para reverter à situação, uma nova greve será deflagrada pela categoria.

“Temos várias pautas em andamento. Houve o descumprimento por parte do governo sobre a questão dos acordos que houve em maio e junho. Entre as pautas estão o descumprimento do estado sobre o aumento de 13%. Ele mesmo quis parcelar, na verdade parcelou, mas no decorrer do parcelamento houve uma negociação que gerou um acordo, que foi garantir os 13% em novembro. Também queremos garantir as vagas para a promoção dos agentes penitenciários, garantir o concurso público, garantir também as gratificações das chefias e garantir a insalubridade. As pautas não avançaram no decorrer do ano, eles descumpriram o próprio acordo assinado pelo secretário Franzé e isso tudo gerou um certo desconforto na categoria”, explicou ao GP1.

De acordo como presidente do Sinpoljuspi, José Alberto, dos acordos firmados com o governo que não foram cumpridos estão a regularização do pagamento dos chefes de grupo que deveria ter ocorrido até o mês de junho deste ano, a autorização para concurso público para Secretaria de Justiça, envolvendo agentes penitenciários e servidores administrativos, além de novas promoções para agentes penitenciários e o reajuste do auxílio-alimentação dos agentes.

Segundo Kleiton Holanda, uma provável greve deve ocorrer depois do dia 14 deste mês. “O indicativo de greve é praticamente certo. A deliberação vai sair hoje, após a assembleia. Mas só vamos saber ao certo, quando a folha de pagamento for fechada no dia 14, após essa data, saberemos quando iniciaremos a greve, caso o governo não se pronuncie”, finalizou.

Fonte: GP1