Agentes penitenciários do Piauí suspendem greve após reunião com o Governo

0
26

Em assembleia realizada na manhã de hoje (18), o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) decidiram suspender o movimento grevista deflagrado na semana passada após firmarem um acordo com o Governo. Estiveram presentes na assembleia o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e o secretário de Administração, Franzé Silva. De acordo com a vice-presidência do Sinpoljuspi, o Estado de comprometeu em conceder o reajuste pedido pela categoria até o final deste mês.

 

O reajuste reivindicado pela categoria é de 13%, mas o Estado disse que só poderá pagar 6,5% ainda este ano. Os outros 6,5% restantes deverão ser pagos até abril de 2016. É o que informa o vice-presidente do Sinpoluspi, Kleiton Holanda. De acordo com ele, em maio passado, o Governo já havia divido o reajuste dos agentes em duas parcelas a serem pagas, a primeira, até agosto, e a segunda em fevereiro de 2016. “O movimento de agora aconteceu justamente porque o Estado não tinha cumprido com o acordado em maio”, explica Kleiton.

 

Outro ponto discutido na assembleia foi a necessidade de concurso para agentes penitenciários no Piauí. Quanto a isso, a Secretaria de Justiça garantiu o lançamento, até o final deste ano, de edital para o certame com previsão inicial de 150 vagas. O Sinpoljuspi considerou o número inferior ao que o Estado realmente precisa, mas considerou o dialogo como um avanço.

 

“Temos analisado, junto com o governador Wellington Dias e os secretários de Administração e da Fazenda, os melhores caminhos para que possamos atender às necessidades dos piauienses”, pontua Daniel Oliveira, secretário de Justiça.

 

Além do concurso, o Sinpoljuspi negociou também a atualização dos valores pagos às chefias de plantão e referentes aos custos do sistema prisional, ou seja, quanto se precisa investir na infraestrutura interna dos presídios. O Governo deu prazo até o final de novembro para apresentar uma nova planilha com esses valores reajustados.

 

Durante a assembleia, os secretários de Administração e de Justiça se comprometeram ainda a publicar, até o fim do ano, o enquadramento dos 71 agentes penitenciários que se encontram pendentes nos registros do Governo e promover aqueles que passaram por avaliação até o dia 15 de novembro.

 

O Sinpoljuspi informou que vai realizar nova assembleia no dia 30 de novembro para avaliar o andamento do acordo firmado hoje (18) com o Governo. Em caso de não cumprimento, a categoria disse que pretende deflagrar greve por tempo indeterminado.

 

Fonte: Portal O Dia

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.