Agentes penitenciários do RS cruzam os braços e protestam nesta segunda-feira

Como prometido desde a sexta-feira pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs), os agentes penitenciários paralisaram suas atividades nas duas casas prisionais de Santa Maria. A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e o Presídio Regional de Santa Maria funcionam com 30% do quadro de profissionais, como previsto em lei.

Na Pesm, os servidores estão reunidos em frente ao portão de entrada. No Presídio Regional, os profissionais estão dentro do estabelecimento. Atividades como atendimento técnico e psicológico, na enfermaria, aulas, escolas para audiências e transferência de presos não são realizados.

– Estamos todos aqui lutando pelos nossos direitos. Vamos paralisar as atividades durante todo o dia e, à tarde, vamos fazer essa caminhada conjunta com os outros órgãos. O preso não pode ser penalizado, por isso, algumas atividades como a ida ao pátio estão mantidas. Isso é tudo culpa do governo – afirma o coordenador regional da Amapergs, Fernando Frey.

Fonte: ClicRBS