Agentes penitenciários doam sangue em solidariedade à companheira que sofreu acidente grave com viatura da SAP e ficou gravemente ferida

No último sábado (28), agentes de segurança penitenciária (ASP) realizaram uma doação de sangue em solidariedade à companheira de trabalho, Valdineia Cristina Moraes dos Santos Fagundes, de 46 anos, que sofreu um acidente com uma viatura da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em 21/7.

Os agentes penitenciários da Penitenciária 2 de Franco de Rocha realizaram a doação de sangue, em nome de Valdineia, no Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, onde a ASP permanece internada.

O diretor do Sindasp-SP, Leandro Laba, também participou do ato de solidariedade e doou sangue em favor da ASP Valdineia. A funcionária, que sofreu politraumatismo, exerce suas funções no Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha (SP).

A viatura da SAP fazia transporte de presos quando capotou na Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas (SP). O veículo capotou várias vezes ao tentar desviar da roda traseira que se soltou de um caminhão. No acidente, o oficial operacional Jorge Luís Amado, de 58 anos, não suportou o impacto e faleceu no local.

Conforme informações obtidas pelo Sindasp-SP, Valdineia permanece sedada. Ainda segundo as informações, a sedação foi diminuída por algumas horas e a ASP respondeu com pequenos movimentos nas mãos e nos pés, porém, os médicos aumentaram a sedação novamente para ela permanecer dormindo.

O Sindasp-SP parabeniza os agentes penitenciários da P2 de Franco de Rocha pela atitude e pelo gesto de amor. Ao mesmo tempo, pede que outros (as) ASPs que puderem, também se apresentem e façam a doação de sangue em nome da companheira Valdineia Cristina Moraes dos Santos Fagundes.

Confira abaixo algumas normas importantes exigidas para a doação de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum

– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação

– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas