Conforme decisão tomada ontem durante reunião em Brasília entre representantes dos agentes penitenciários de todos os estados, a categoria irá realizar uma operação padrão em protesto por não serem incluídos nas regras especiais do relatório da reforma da Previdência.
De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, a operação padrão será realizada nos próximos dias 19 e 20/5. No entanto, Grandolfo destaca que será necessário que cada estado realize sua assembleia geral da categoria para aprovação do protesto. No Estado de São Paulo, o Sindasp-SP irá realizar a assembleia dia 16, às 18h (primeira chamada) e às 19h (segunda chamada). A reunião acontece na sede estadual, em Presidente Prudente.
Operação padrão: de acordo com Grandolfo, “cada estado ficou responsável por suas deliberações. No Estado de São Paulo vamos definir na assembleia os itens da operação padrão”, disse o presidente. “Convoco todos os agentes penitenciários de São Paulo para juntos com os outros estados mostrarmos nossa indignação”, disse o presidente.
Acordo não cumprido: na última quarta-feira (3), o deputado Arthur Maia (PPS-BA) havia acordado a inclusão da categoria no relatório da reforma, porém, no mesmo dia desistiu do acordo e excluiu os agentes penitenciários das regras especiais.
Troca: de acordo com Grandolfo, foi proposto aos agentes penitenciários uma espécie de “troca” da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência, pela PEC 308/04, que cria a Polícia Penal nos estados e na federação, mas proposta não foi aceita pelos líderes sindicais.
Caravana: será realizada uma grande caravana dos agentes penitenciários a Brasília, ainda sem data definida.