A categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP) fará uma manifestação no centro de Presidente Prudente para cobrar do governo e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) melhorias nas condições de trabalho e mostrar para a sociedade a precariedade do sistema prisional de São Paulo.
O manifesto será no dia 28/4, às 14h, com concentração na “Praça Monsenhor Sarrion” (igreja matriz, catedral). Os manifestantes farão uma caminhada com destino ao Fórum de Presidente Prudente.
A ideia do manifesto surgiu nas discussões das redes sociais e nos grupos de aplicativos para celular. Os sindicatos da categoria foram convidados para uma reunião que ocorreu ontem à noite (quarta, 16) na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Presidente Prudente. Além dos servidores que se organizaram nas redes sociais, também compareceram representantes do Sindasp-SP e do Sifuspesp.
De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, o principal objetivo da manifestação é repudiar os casos de agressões sofridas pelos ASPs dentro das unidades prisionais e os diversos casos de execuções e assédios morais cometidos contra os servidores. Secundariamente, o manifesto será contra os Processos Administrativos Disciplinares (PADs) abertos ilegalmente pela SAP para punir servidores que participaram das greves de 2014 e 2015 da categoria.
Os servidores também manifestarão contra a arbitrariedade da SAP em não renovar o porte de arma dos agentes penitenciários que estiverem respondendo processos e ainda cobrarão a concessão do bônus anual firmado em 2014 durante o acordo de greve, e que até então não foi concedido. Por fim, o manifesto também vai reivindicar reposição salarial entre outros itens que serão apresentados.
No próximo dia 30, às 20h, acontece mais uma reunião do grupo em Presidente Prudente, na sede da CUT. Todos os agentes penitenciários estão convidados para a reunião e convocados para o manifesto.
“Participamos da reunião e o Sindasp-SP vai apoiar e participar da manifestação”, disse o presidente do Sindasp-SP.
Serviço: a sede da CUT em Presidente Prudente está localizada na rua Ulisses Ramos de Castro, 268, Bosque.