Agentes penitenciários iniciam greve no próximo sábado

Após duas paralisações de advertência, os agentes penitenciários deflagrarão greve a partir do próximo sábado (15). A decisão foi confirmada em assembleia na manhã desta quarta-feira (12).

Ainda na tarde de hoje, os sindicalistas deverão se reunir com o secretário interino de Segurança Pública, Washington Luiz e com o intendente geral do Sistema Penitenciário, coronel Luna, que agendaram a reunião.

A principal reivindicação da categoria é de reajuste salarial. Segundo o presidente do sindicato, Jarbas Souza, eles não recebem aumento há quatro anos e a defasagem salarial chega a 30%. Eles ainda pedem melhorias na condição de trabalho e reconhecimento.

?De 2006 para hoje, reduzimos os números de fuga para zero. Gradativamente, implantamos uma nova mentalidade no serviço público. Reduzimos a corrupção, a entrada de drogas e armas e combatemos sem vacilar todas as velhas práticas que permeiavam o sistema há décadas. Nada mudou em estrutura física e de investimento para termos estes resultados. O que mudou foi a forma de atuar, o pensamento e o compromisso que tem estes servidores com o Estado de Alagoas?, disse o secretário de comunicação do sindicato Sérgio Ambrózio no blog da categoria.

De acordo com os agentes, durante a greve não haverá destranca, ou seja, os detentos não sairão das celas; terceirizados não entrarão nas unidades; advogados não serão atendidos, devido à falta de segurança das unidades em greve; a visitação será suspensa, consequentemente, a entrada de alimentos extras para os presos também; escoltas judiciais e internas não serão realizadas e os presos que trabalham no sistema não poderão sair.

Permanecem os serviços de alimentação, saúde, segurança externa e interna, assim como o setor administrativo, o pessoal de saúde o do setor judiciário.

Fonte: Primeira Edição – Alagoas
IMPRENSA SINDASP-SP