Agentes penitenciários podem retornar hoje ao trabalho

Pode acabar ainda nesta terça-feira a greve dos técnicos penitenciários do Distrito Federal, iniciada há oito dias. A garantia é do Sindicato dos Técnicos Penitenciários do DF (Sindpen). Em assembleia realizada ontem na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda, a categoria aceitou discutir uma proposta do governo do DF, que prevê um plano de reestruturação da carreira, incluindo o reajuste dos vencimentos, gratificações e a efetivação de mais 650 candidatos aprovados em concurso público.

De acordo com o secretário-geral do sindicato, André Almeida, o governo deveria formalizar a proposta na tarde desta segunda-feira. O documento será analisado e se a categoria concordar com as proposições a greve será encerrada. ?Abrimos mão dos reajustes propriamente ditos e aceitamos conversar sobre a reestruturação da carreira. Mas é preciso que o GDF reconheça o valor da categoria. A primazia do nosso trabalho é mais que uma necessidade, é uma questão de segurança pública?, argumentou.

Segundo André Almeida, mesmo Brasília tendo um sistema de segurança pública considerado modelo para todo o país, os agentes daqui recebem os menores salários do DF e do Brasil, R$ 1.600. O cargo de agente penitenciário foi criado em 2005 e desde então não houve qualquer reajuste nos vencimentos dos agentes.

O sindicato informou que as conversas com o governo para evitar a paralisação começaram em junho deste ano e 99% dos servidores aderiram à greve. Visitas, banho de sol, fiscalização de internos do regime aberto, escolta pública e hospitalar são os serviços mais prejudicados. Essas atividades foram suspensas desde a última terça-feira. Apenas são atendidos casos de emergência médica e o fornecimento de alimentos aos internos.

Em comunicado, o sindicato frisa que a greve é para toda a categoria, inclusive para os técnicos penitenciários lotados na Sesipe, CPP e PFDF. Adverte aos agentes para que não cumpram possíveis convocações de superiores, chefes e políticos. A única convocação que os servidores devem atender é a do Sindipen.

Fonte: Tribuna do Brasil
IMPRENSA SINDASP-SP