A manifestação percorreu várias ruas do Centro, com concentração na praça Rui Barbosa
Agentes penitenciários realizaram um manifesto, na manhã de ontem, percorrendo várias ruas da área central, com concentração na praça Rui Barbosa. Empunhando cartazes, os agentes cobravam a efetivação imediata das convocações.
Conforme Juscelino Ferreira, coordenador da manifestação “Posse Já”, todos passaram no concurso público que foi homologado e, na sexta etapa do curso de técnico profissional, o Governo exigiu através de edital que os trabalhadores tivessem dedicação exclusiva. “Tivemos que nos desligar dos nossos empregos e, hoje, estamos desempregados. Estamos aptos para assumir o cargo pública, mas o Governo não se manifesta. Estamos exigindo uma resposta de quando seremos efetivados, pois somos pais de família e estamos desempregados”, desabafou.
Ferreira relatou que a manifestação foi realizada em Uberaba (praça Rui Barbosa), Montes Claros (representando Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, em frente à Ceplag) e em Belo Horizonte (praça Sete de Setembro), tendo mais de mil agentes penitenciários aguardando a posse. “Em relação à 5ª Região Integrada de Segurança Pública (5ª Risp), são 107 pessoas aptas a serem empossadas que concluíram o concurso e aguardam a posição do Governo”, pontuou.
Juscelino ponderou que o sistema prisional é carente de profissionais e salientou que o Governo deixou milhares de agentes penitenciários desempregados. “É nosso direito cobrar a posse. Inicialmente, houve uma manifestação pacífica e ordeira. O próximo passo, caso não haja resposta, será procurarmos outras alternativas. Entramos com mandado de segurança porque precisamos trabalhar, temos família e estamos à mercê do Estado”, acrescentou.
Fonte: Jornal de Uberaba