Agentes penitenciários protestam após assassinato de colega, no PR

Eles protestam em Guarapuava, na região central, nesta terça-feira (17).

Agente penitenciário foi assassinado enquanto trabalhava na segunda (16).

Agentes penitenciários fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (17) no Centro de Guarapuava, na região central do Paraná. Participaram servidores locais e de outras cidades, como Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Eles reivindicam, principalmente, mais segurança no ambiente de trabalho. O assassinato de um colega enquanto trabalhava, na madrugada de segunda-feira (16), contribuiu para a revolta da classe.

No mesmo dia do crime, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) fechou as penitenciárias em protesto.

De acordo com a vice-presidente do sindicato, Petruska Sviercoski, o Sindarspen espera uma manifestação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Carcerária. “O que fizeram foi uma afronta contra o Estado, não só contra os agentes penitenciários. É preciso melhorar a segurança desses trabalhadores”, acredita.

Em entrevista coletiva na segunda-feira, o secretário de Segurança Pública e Administração Carcerária, Fernando Francisquini, lamentou a morte do agente penitenciário.

O assassinato

Dois homens invadiram o Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag) e mataram um agente penitenciário de 31 anos. O crime foi na madrugada de segunda-feira (16). No fim da tarde, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária informou que cinco homens tinham sido presos pelo crime.

Segundo a Polícia Civil, três agentes estavam descansando no alojamento do Crag, que fica em prédio anexo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), quando dois homens armados invadiram o local. Dois agentes saíram correndo. O terceiro, que estava sentando em um sofá, levou um tiro na cabeça e dois nos ombros, e morreu no local.

Conforme a delegada Tany Razera, a motivação do crime ainda é desconhecida. Ela afirma que três suspeitos foram presos em flagrante ainda de madrugada. Outros dois foram presos durante o dia. Entre os suspeitos, há ex-presidiários, segundo a delegada.

O corpo do agente penitenciário foi levado, ainda na segunda-feira, para a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo.