Agentes penitenciários querem regulamentar Polícia Penal

O deputado federal André Vargas (PT-PR) recebeu hoje, 16/10, em seu escritório regional em Londrina, o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antônio Alves da Silva Filho e o representante da Penitenciária Estadual de Londrina, Wilson Moreira. Elas pediram ao deputado ao apoio para a votação da Proposta de emenda Constitucional (PEC) 308/04, que regulamenta a Polícia Penal Federal e Estaduais e já aprovada nas comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública na Câmara.

Os agentes relataram que em três anos foram assassinados quatro agentes penitenciários no Paraná, sem contar outros atentados que ocorrem frequentemente. A última morte foi no feriado de 12 de outubro e que gerou manifestações da categoria em Londrina e São José dos Pinhais. Eles aguardam ainda a regulamentação do Governo do Estado para que possam usar armas. O porte de armas está previsto do estatuto da categoria, no entanto, precisa ser regulamentada em cada Estado.

?Assumi com eles o compromissos de pedir a urgência no encaminhamento da PEC 308 para ser votada em plenário para que a polícia penal seja regulamentada, que eles tenham a profissão e seus direitos reconhecidos, acabando inclusive com a polêmica sobre o porte de armas?, declarou o deputado. Ele também repudiou as declarações dom Secretário de Justiça do Paraná, Jair Ramos Braga, na última terça-feira de que as quatro mortes de agentes no Estado não estavam relacionadas à profissão e que era ?cachaça?, pois os agentes saiam de bar quando foram atacados.

?Ele (Braga) está mal informado. Não pode estigmatizar a categoria e não levar em conta um problema sério como este?, contestou Vargas destacando que os ataques a agentes penitenciários pelo crime organizado não ocorrem só no Paraná, mas em todo o Brasil e que é preciso encontrar uma solução para o problema.

O diretor do Sindarspen também informou que no CDR ? Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina, os funcionários estão em ?operação padrão?, ou seja, só executam os serviços essenciais e que na próxima terça-feira, o Sindicato faz reunião para convocar uma assembléia que vai tirar um indicativo de greve da categoria.

Fonte: Paranashop
IMPRENSA SINDASP-SP