Agentes penitenciários recebem formação da PM

Carlos Vítolo
Assessoria de imprensa do Sindasp-SP

Cerca de 40 agentes de segurança penitenciária (ASP) de Presidente Prudente e região participaram da formação do Curso de Distúrbios Civis (CDC), realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O CDC foi ministrado para duas turmas no 18º Batalhão da Polícia Militar, em Presidente Prudente, com 32 h/a de duração.

De acordo com o coordenador da formação, capitão Martinez, o objetivo do CDC foi capacitar os agentes penitenciários para que possam atuar em um primeiro contato nas possíveis ocorrências nas unidades prisionais, bem como em revistas e em situações de crise mais simples.

O capitão apontou que todo conhecimento deve ser partilhado. ?Buscamos repassar os conhecimentos para contribuir com o aprimoramento dos agentes penitenciários. É uma atividade importante e vale ressaltar que os agentes foram voluntários, participando da formação nos dias de folga do plantão, disse o capitão à reportagem do Sindasp.

Martinez afirmou ainda que as atividades realizadas durante a formação foram especialmente preparadas de acordo com as funções exercidas pelos agentes penitenciários dentro das unidades prisionais.

Em seu discurso de entrega dos certificados, o capitão disse que ?o conhecimento adquirido deve ser empregado da melhor maneira possível. Ele é uma base e vem acrescentar na carreira de vocês, afirmou.

Ainda no discurso, ele disse que PM e ASP's trabalham lado a lado e as atividades têm pontos em comum e, que é muito bom crescer e aprender uns com os outros. "Temos por vocês o mesmo respeito que vocês têm por nós", disse. E finalizou parabenizando os ASP's que concluíram a formação. "Todos têm plenas condições de desenvolver as atividades de formação adquiridas no CDC", finalizou.

O presidente do Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) Cícero Sarnei dos Santos aproveitou para parabenizar a todos pelo esforço na busca do aperfeiçoamento profissional que mesmo no dia de folga abdicaram do descanso e afazeres para buscar a melhora de suas atividades. "Isso mostra que os ASP?s estão prontos e sedentos por mudanças que padronizem suas atividades", disse o presidente.

De acordo com Sarnei, o ideal seria que o curso fosse realizado pela SAP, sem prejuízo do descanso, no entanto, o sindicalista acredita que a SAP adotará medidas que facilitem o aperfeiçoamento dos ASP's sem maiores desgastes.

Por outro lado, o presidente enobrece o trabalho da PM: "Agradeço aos comandantes do CPI-8, Cel. PM Homéro e do 18º BPMI-8 de Presidente Prudente, tenente coronel Berardinelli, ao coordenador capitão Martinez, bem como a todos os instrutores, que nos permitiram a formação profissional típica da atividade, através de seus exímios profissionais, destacando que mesmo não tendo essa obrigação institucional, franquearam, não somente o curso, mas as instalações e equipamentos da instituição", disse Sarnei. E completou: "Reitero que, para nós, sempre foi motivo de honra receber treinamento da Policia Militar que, se não é a melhor, está entre as melhores do Brasil", enfatizou o presidente do Sindasp-SP.

Sarnei ressaltou ainda a importância do apoio e participação do diretor geral da Penitenciária de Presidente Prudente, José Carlos dos Santos. O presidente lembrou que a presença do diretor estimula os profissionais a buscarem o aperfeiçoamento da atividade, mesmo diante das dificuldades. Por fim, o dirigente sindical faz justiça ao destacar a atuação gestora e conciliadora do ASP Marcelo Bortoleto, que por sua vez, demonstrou habilidade em situações adversas e mostrou desenvoltura ao liderar o grupo durante as atividades de formação.

Bortoleto, durante a entrega de certificados, em nome dos participantes, agradeceu à PM pela dedicação e disponibilização dos conhecimentos e ressaltou: "Estamos fazendo história hoje aqui. Fazemos a transição do sistema penitenciário na formação. Demos o primeiro passo e estamos plantando, aqueles que virão saberão que começamos a fazer história", discursou Bortoleto.

Para o diretor geral da Penitenciária de Presidente Prudente, José Carlos dos Santos, é importante a troca de informações entre a PM e os agentes penitenciários. "A PM é nossa parceira, nos deram este espaço e também nos colocamos à disposição para contribuir com o que for preciso", disse.

A diretoria do Sindasp, sempre presente e apoiando eventos como este, que acrescenta na formação, na carreira e na vida dos ASP?s, parabeniza aos agentes que participaram da formação e agradece ao comandante do CPI-8, Cel. PM Homéro, o comandante do 18º BPMI-8 de Presidente Prudente, tenente coronel Berardinelli, o coordenador capitão Martinez, bem como aos instrutores, major Cláudia, os tenentes Torchi, Anderson e Paulo Romão, os sargentos Otávio e Bortoleto, aos cabos Júnior e Miguel, e ao soldado Mendes, pelo espaço, disponibilidade, atenção e formação prestadas à categoria dos agentes de segurança penitenciária do Estado de São Paulo.
____________
Todos os direitos reservados. É permitida livremente a reprodução da reportagem, desde que seja dado o devido crédito, conforme modelo abaixo.
(Lei 9.610/1998, direitos autorais).
Fonte: jornalista Carlos Vítolo
Sindasp-SP – www.sindasp.org.br