Agentes penitenciários reivindicam melhorias

Mais servidores, reaparelhamento da unidade e modernização da estrutura do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul. Essas são algumas das reivindicações do Sindicato dos Agentes Penitenciários ao governo do Estado. Fernando Ferreira Anunciação, presidente do sindicato da categoria, teme pela segurança dos agentes que trabalham dentro do presídio e acredita numa nova rebelião de presos.

No instituto penal de Campo Grande a rebelião do dia 24 de dezembro deixou pelo menos três salas completamente destruídas. A Secretaria de Segurança Pública não tem dúvida sobre o que aconteceu. ?Foi disputa de espaço entre grupos?, afirma o Secretário de Segurança Pública, Vantuir Jacini.

Mas para Fernando Ferreira Anunciação tudo isso poderia ter sido evitado. ?Essa rebelião poderia ter sido evitada. Era uma briga entre internos.
Se tivéssemos um numero maior de servidores, essa rebelião não poderíamos ter evitado?, afirma o presidente do sindicato.

Hoje Anunciação encaminha a Agência do Sistema Penitenciário um documento com sugestões que podem melhorar a segurança no instituto penal. Mais servidores, mudanças nas visitas, reaparelhamento da unidade e modernização da estrutura estão entre as sugestões. A principal delas é aumentar o número de agentes penitenciários de nove para 25 por plantão e pessoas para isso o sindicato garante que existem.

?Temos 120 agentes capacitados aguardando para serem nomeados. Se o governo tiver boa vontade em convocar, nós teremos mais servidores no instituto penal?, alega Anunciação.

Por enquanto não existe nenhuma definição quando as visitas no Instituto serão retomadas, tão pouco de quando a avaliação da estrutura começa. mas uma coisa é certa de acordo com o presidente do sindicado, uma nova rebelião pode acontecer a qualquer momento.

?Existe a possibilidade e rumores. No fim de ano é um período crítico, o preso fica mais ansioso e tentado fuga e o grande número de presos que temos e o pequeno número de agentes facilita a fuga?, diz o presidente do sindicato.

O diretor presidente da Agepen, Deusdete de Oliveira Filho, informou que o horário de visitas no Instituto Penal será alterado, provavelmente já no próximo final de semana. A Agepen vai padronizar o funcionamento das unidades e as sugestões do sindicado serão atendidas. (MS Record)
Fonte: Capital News