Agentes penitenciários suspendem visitas neste fim de semana no sistema prisonal

Foto: Sindapen/Arquivo

Assembleia dos agentes penitenciários

Os agentes penitenciários, durante uma paralisação de advertência, decidiram suspender as visitas durante este sábado (01) e domingo (02) em todos os presídios do sistema prisional de Alagoas. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas (SINDAPEN), a suspensão acontece porque o Governo do Estado não cumpriu acordos da última greve.

Segundo a nota de esclarecimento divulgada pelo SINDAPEN, a suspensão ocorre devido a precariedade de efetivo, as condições de trabalho e os serviços prestados que estão em risco. Ainda segundo a nota, o Governo do Estado descumpriu os acordos firmados com a categoria por não ter renovado a bolsa qualificação – por este motivo os agentes ficarão sem a bolsa de R$540 –, e responsabilizou o Governo pelas possíveis consequências.

Na nota, o SINDAPEN também afirma que o seu compromisso é com a valorização dos trabalhadores, a execução do serviço de qualidade e com a segurança pública.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas (SINDAPEN) vem a público prestar esclarecimentos à sociedade em geral sobre a atual e calamitosa situação do sistema prisional. O Sindicato conduz os rumos da luta dos servidores com responsabilidade, seriedade e transparência, qualidades estas que sempre fundamentaram os princípios da Entidade e por isso não poderia deixar de prestar esse esclarecimento. Informamos que o último concurso público para agente penitenciário ocorreu em 2006, no referido ano, a categoria contava com o efetivo de 925 agentes penitenciários e o sistema prisional detinha uma população carcerária de 1592 reeducandos. Em 2016 a população carcerária chegou ao alarmante número de 3777 reeducandos que estão recolhidos nas unidades prisionais enquanto o efetivo dos agentes penitenciários passou para 635. Mesmo com uma decisão judicial determinando a realização de um novo concurso, nenhum processo com essa finalidade foi realizado e até o momento não há uma previsão. Estamos em um momento muito delicado. Devido a precariedade de efetivo, as condições de trabalho e os serviços prestados estão em risco. Diante do exposto, a direção do Sindicato alerta, que esta situação se deve a decisões unilaterais e ao descumprimento dos acordos firmados com esta categoria por parte do Governo do Estado, a quem caberá responder pelas possíveis consequências. O nosso maior compromisso é com a valorização dos trabalhadores, a execução do serviço de qualidade e com a segurança pública, sendo assim, Esperamos que as posturas recentes adotadas pelo Governo do Estado não tenham o intuito de desconstruir a imagem da categoria perante a sociedade, e que o mesmo cumpra com os acordos firmados com esta entidade sindical, para que juntos, agentes penitenciários e governo, possamos manter uma linha amistosa de diálogo e encontrar soluções para os problemas aqui apresentados. Finalmente, o SINDAPEN registra que continuará a cumprir o seu papel na defesa dos interesses da categoria, assim como na DEFESA E SEGURANÇA da sociedade Alagoana, denunciando todos os atos de má gestão e prejudiciais aos trabalhadores, aos reeducandos e seus familiares.

Fonte: site Cada Minuto/Maceió

Imprensa Sindasp-SP