Agentes Prisionais desvinculam-se do Siagespoc

Os trabalhos ocorreram na maior tranquilidade. A Assembléia começou em 2ª chamada, por volta das 16hs. A desvinculação dos agentes prisionais deste sindicato foi aprovada pela maioria expressiva dos presentes

Clédison Gonçalves da Silva
Presidente do Siagespoc/MT

Há poucos instantes atrás, aqui na sede social do Siagespoc, foi realizada uma assembléia-geral para tratar da desvinculação dos agentes prisionais do Siagespoc. E nesta assembléia foi decidido, através de votação, na expressiva maioria dos presentes, pela desvinculação dos agentes prisionais deste sindicato.

Tudo transcorreu na maior harmonia, em que os associados que estavam em dúvidas tiveram a oportunidade de apresentar suas opiniões, em que todas foram prontamente resolvidas.

Na verdade, nós já esperávamos que isso viesse a acontecer, porque consta de nossa proposta da última eleição, a criação do sindicato dos agentes prisionais. Estamos conduzindo esse processo da forma mais democrática possível, prá que eles saiam fortalecidos e organizados.

Serão formadas duas comissões, uma de investigadores e uma de agentes prisionais, para que seja feito o período de transição, para que os agentes prisionais permaneçam no Siagespoc até o final do ano. Haverá eleições em dezembro, para composição da primeira diretoria do Sindicato dos Agentes Prisionais do estado de Mato Grosso (SINDSSPRIS/MT).

O presidente desta Comissão Provisória, João Batista, que é o atual vice-presidente do Siagespoc, é uma pessoa equilibrada e tem procurado conduzir o processo da forma mais inteligente possível. Não adianta ninguém forçar a barra, passando por cima de princípios legais. O que o João Batista está fazendo é viabilizar o máximo possível, prá que a comissão transitória possa caminhar de forma harmônica e chegar a um denominador comum. Para que essa desvinculação dos agentes prisionais seja boa para os investigadores e agentes prisionais. Para que seja o menos traumática possível para os agentes.

Quando uma pessoa se filia a qualquer sindicato, este novo sindicalizado não é dono de nada. Este novo sindicalizado irá apenas usufruir do patrimônio enquanto estiver vinculado legalmente, ou seja, sindicalizado.

A partir do momento que haja uma desfiliação, esta pessoa perde qualquer vínculo com a entidade. O Siagespoc é uma entidade classista. Não tem dono, eu vou passar, os demais membros de nossa gestão vão passar e, assim, como outros que nos sucederão, também irão passar. E o sindicato vai ficar, então, nós não somos donos de nada. O nosso vínculo permanece enquanto estivermos filiados, cessando essa condição, então perdemos o vínculo. Então, não somos donos do patrimônio do sindicato, fazemos parte de um quadro de associados, que usufrui da estrutura do sindicato.

Fonte: Siagespoc
IMPRENSA SINDASP-SP