Alckmin recebe Grandolfo no Palácio dos Bandeirantes

Governador receberá pauta unificada 2013 pessoalmente, estudará criação da Polícia Penal de SP, estende seguro de vida para fora das unidades, analisa retirada do teto do auxílio-alimentação e automatização das unidades prisionais

Deputado federal Paulo Pereira (Paulinho da Força Sindical), Geraldo Alckmin, Daniel Grandolfo e Miguel Torres (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de SP)

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, foi recebido na manhã desta sexta-feira (9) pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. Grandolfo foi acompanhado pelo deputado federal Paulo Pereira, o Paulinho da Força Sindical, que foi fundamental para a realização da audiência e para as negociações tratadas. A audiência ocorreu no gabinete do governador, na sede do Governo Paulista, no Palácio dos Bandeirantes.

Durante a reunião, o governador garantiu a Grandolfo que receberá pessoalmente a pauta unificada 2013 da categoria. Ficou acertado na reunião que a pauta única 2013, elaborada pelo Sindasp-SP e Sindcop, será o documento oficial a ser tratado pelo governo no próximo ano. Portanto, somente os sindicatos que assumiram o compromisso com a categoria e sentaram para elaborar o documento, é que serão recebidos em audiência pelo governador para a negociação 2013, a saber, o Sindasp-SP e o Sindcop. Após a pauta 2013 ser protocolada, em janeiro de 2013, pelas duas instituições, o governador estudará uma data para receber os representantes dos dois sindicatos.

O presidente do Sindasp-SP também conversou com Alckmin sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que visa a inclusão do sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal e reconhece o mesmo como instituição inerente à Segurança Pública, acrescendo dois incisos – VI (Polícia Penal Federal) e VII (Polícia Penal estaduais).

Grandolfo apresentou ao governador a possibilidade de se criar a Polícia Penal do Estado de São Paulo e pediu que ele receba oficialmente os integrantes da Polizia Penitenziaria Italiana, que estará em visita ao Brasil, no Estado de São Paulo, em fevereiro de 2013. O convite para a visita foi feito pelo Sindasp-SP, ao Segretario Generale do Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria (S.A.P.Pe.), Donato Capece, logo após a visita dos diretores do Sindasp-SP à Itália em junho deste ano, quando conheceram o sistema penitenciário e Polízia Penitenziaria Italiana. Os policiais penitenciários ficarão em Presidente Prudente, onde está a Sede Estadual do Sindasp-SP.

O governador disse que receberá os policiais italianos junto com diretores do Sindasp-SP e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Disse ainda que quer conhecer a Polizia Penitenziaria e os diretores do Sappe, e que estudará a possibilidade de criar a Polícia Penal do Estado de São Paulo.

Alckmin atendeu um pedido do Sindasp-SP e estendeu seguro de vida dos agentes penitenciários também para fora das unidades prisionais. O valor do seguro foi reajustado de R$ 100 para R$200 mil e deverá ser pago no caso de comprovação de morte por causa da profissão, mesmo na rua. Antes do pedido do Sindasp-SP, o seguro era pago somente em caso de morte dentro dos estabelecimentos penais.

Outro assunto discutido com o governador foi a retirada do teto do auxílio-alimentação, que é a mais nova campanha iniciada pelo Sindasp-SP. Grandolfo destacou que a grande maioria, cerca de 70%, dos agentes de segurança penitenciária (ASP) não recebem mais o auxílio pelo fato de que o piso excede o teto. Em abril deste ano, o Sindasp-SP conquistou o reajuste de 100% no valor do auxílio-alimentação, que passou de R$ 4,00 para R$ 8,00, após 12 anos de espera. Alckmin garantiu ao presidente Grandolfo que estudará a retirada do teto do auxílio para o próximo ano e que chamará o presidente para conversar após a concretização dos estudos.

Grandolfo também conversou com o governador sobre o projeto de automatização das unidades prisionais apresentado pelo Sindasp-SP ao secretário Lourival Gomes, em 11/01/2012. O presidente falou de uma cela da Penitenciária de Dracena, em que foram concluídos os estudos, e que a mesma deverá servir de modelo para a automatização das unidades prisionais do Estado. Grandolfo pediu agilidade no processo de análise e Alckmin disse que irá verificar o projeto e agilizar a continuidade da execução.

Por fim, o presidente tratou das agressões e execuções contra agentes penitenciários que têm ocorrido nos últimos meses e entregou a Alckmin uma moção de repúdio e de apelo, visando a solução do problema e o restabelecimento da ordem pública.