Inicio Geral Alesp publica projetos do acordo de greve, anunciado em primeira mão pelo...

Alesp publica projetos do acordo de greve, anunciado em primeira mão pelo Sindasp

0

 

 

O Sindasp-SP anunciou oficialmente e em primeira-mão para a categoria, na noite de ontem, (terça, 6), o envio dos Projetos de Lei Complementar (PLCs) 18 e 19/2014, para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O Sindasp-SP teve acesso exclusivo ao documento e apresentou para a categoria antes mesmo de ser publicado no site da Alesp.

 

Os projetos cumprem o acordo firmado com a categoria durante a greve de 15 dias, realizada entre os dias 10 e 26/3. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu enviar os PLCs para a Alesp após diversas cobranças do Sindasp-SP e pela ameaça de retomada da greve geral no sistema penitenciário, caso o governo não cumprisse o acordo com urgência. O sindicato comunicou o governador, via ofício, que havia convocado a categoria para diversas assembleias em todo o Estado para retomar a greve. Alckmin achou por bem atender a reivindicação do Sindasp-SP e encaminhou os projetos para serem apreciados pelos parlamentares. No final da manhã desta quarta-feira (7), os projetos foram publicados na Alesp.

 

É lamentável que os projetos apontem que as leis deverão entrar em vigor somente a partir da data de publicação. No entanto, o Sindasp-SP já cobrou o governo para que os valores sejam retroagidos a 1º de março, que é a data-base da categoria.

 

O Sindasp-SP também já deu início à busca de apoio dos parlamentares Normalmente, esse tipo de trâmite gira em torno de 60 dias, mas desde o final da greve Sindasp-SP cobrou diariamente o governo no sentido de agilizar  o envio do projeto à Alesp para tramitação em caráter de urgência e aprovação dos parlamentares.

 

 

OS PROJETOS

 

 

PLC 18/2014: (Baixe o PLC 18/2014)

 

De acordo com o Artigo 1º do projeto, a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP), instituída pela Lei Complementar nº 498, de 29/12/1986, passa a ser composta de sete classes, portanto, reduzindo em uma classe. O Sindasp-SP não ficou satisfeito, pois queria a redução de duas classes desde o início da greve. No Artigo 8º, a proposta destaca que poderão ser promovidos, anualmente, até 30% do contingente de cada classe, existente na data-base do respectivo processo de promoção. Enquanto isso, o Artigo 9º destaca que o interstício mínimo para fins de promoção por antiguidade é de três anos de efetivo exercício na respectiva classe. Em relação às funções de direção, chefia e encarregatura, o Artigo 14 as caracteriza como atividades específicas da carreira e que serão retribuídas com gratificação “pro labore”, calculada mediante aplicação de percentuais sobre o valor do vencimento do cargo de Classe VII, acrescido do valor da gratificação pela sujeição ao Regime Especial de Trabalho Policial, na seguinte conformidade: Diretor de Divisão 25,7%; Diretor de Serviço 13,8%; Chefe de Seção 7,4%; Encarregado de Setor 5,3%.

 

PLC 19/2014 Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (DEJEP): (Baixe a DEJEP 19/2014)

 

De acordo com o Artigo 1º, a DEJEP compreende as atividades de vigilância, manutenção da segurança, disciplina e movimentação dos presos internos em unidades do sistema prisional, fora da jornada normal de trabalho do servidor, pelo período de oito horas contínuas, limitadas a dez jornadas mensais. O Artigo 2º aponta que o valor unitário da DEJEP será calculado mediante aplicação de coeficientes sobre a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) e o pagamento será efetuado até o segundo mês subsequente ao do exercício da atividade extraordinária. Conforme o Artigo 3º, a diária não será incorporada aos vencimentos para nenhum efeito, bem como não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária e sobre ela não incidirão os descontos previdenciários e de assistência médica. No período em que o ASP estiver exercendo em jornada extraordinária atividades, não fará jus à percepção do auxílio-alimentação. O Artigo 6º relata que o ASP não poderá desenvolver as atividades pertinentes à jornada extraordinária de trabalho nas hipóteses de afastamentos, exceto quando em gozo de licença-prêmio. Por fim, o projeto relata que os critérios para fins de concessão da DEJEP serão estabelecidos por ato do Secretário da Administração Penitenciária. 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile