O governador André Puccinelli inaugurou hoje (08) a Cadeia Linear, localizada no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Hary Amorim Costa, em Dourados. O anexo é um modulo especial para abrigar os presos de maior peculosidade ou com maior tempo de pena a cumprir. Puccinelli visitou as instalações internas da cadeia, acompanhado do secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), tenente-coronel Deusdete Oliveira, e do vice-governador Murilo Zauith.
O secretário da Sejusp explica que a cadeia linear incorpora vários itens de segurança e vai permitir a classificação dos presos de uma maneira melhor para se trabalhar a ressocialização. ?Possibilitará uma triagem conforme a periculosidade e o tipo de condenação. Vamos separar quem tem penalidade maior dos que cumprem penalidades médias e baixas. É uma unidade de segurança dentro de um presídio de segurança máxima?, ressalta.
A Cadeia Linear de Dourados conta com 200 vagas, distribuídas em celas com capacidade individual ou para até seis detentos. ?Não serão abertas novas vagas para presos de fora, mas, com o remanejamento de internos do próprio Presídio de Segurança Máxima, abrirá espaço nas celas comuns?, afirma Jacini. O secretário informa ainda que a Sejusp reforçou o quadro de pessoal do presídio com mais 20 agentes penitenciários.
Fonte: MS Notícias
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br