Inicio Geral Após 6 anos interditado, ‘cadeião da JK’ volta a receber presos em...

Após 6 anos interditado, ‘cadeião da JK’ volta a receber presos em Taubaté

0

Seis anos após a interdição, o ‘Cadeião da JK’ em Taubaté, voltou a receber presos e menores infratores nesta quinta-feira (1). Denominada de Centro de Detenção e Triagem de Encaminhamento de Presos (Cdtep), a obra se arrastou desde 2009, chegou a ser interrompida seis vezes e foi retomada em dezembro do ano passado.

 

Previsto para ser entregue em junho deste ano, o prédio ainda não foi totalmente liberado e, por enquanto, teve apenas seis celas liberadas. A expectativa é que o local, que também vai abrigar a delegacia seccional e o plantão policial, seja inaugurado até dezembro.

 

Segundo o delegado Seccional de Taubaté, José Antônio de Paiva Gonçalves, nesta sexta-feira (2), oito pessoas estavam detidas, sendo quatro adolescentes. “São seis celas separadas pelas modalidades de crimes cometidos como criminais, por pensão alimentícia e menores infratores. A obra está na reta final, de acabamento, pintura, colocação de gesso e a previsão é que até o fim do ano tudo esteja funcionando. Separamos a ala dos presos e das obras com um portão”, disse o delegado.

 

A Seccional de Taubaté corresponde a 10 municípios: Taubaté, Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga e Tremembé.

 

Com a medida, os adolescentes detidos durante a noite e aos finais de semana deixam de ser levados ao 4º Distrito Policial, no Distrito de Quiririm. As celas também vão aliviar o problema de transferência de presos da região de Taubaté — que eram encaminhados diariamente para municípios como Guaratinguetá e Cruzeiro.

 

“O Centro de Triagem é para o preso ficar um ou dois dias, enquanto aguarda o encaminhamento da SAP [Secretaria de Administração Penitenciária] e os adolescentes para a Fundação Casa. É uma passagem, dificilmente vão ficar cheias. Com isso, vamos poder aproveitar melhor o policial da escolta nas investigações e outros trabalhos de inteligência da polícia”, disse José Antônio.

 

Estrutura
Além do Centro de Detenção e Triagem de Encaminhamento de Presos, a unidade vai abrigar a delegacia seccional e o plantão. O prédio está sendo construído em uma área de 800 metros quadrados, com dois pavimentos. A capacidade é para 30 presos. A obra final teve investimento de R$ 1,6 milhão, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

 

Entraves
O prazo inicial para o fim da reforma era setembro de 2011. No entanto, problemas com a empresa responsável levaram a seis paralisações. 

 

Em abril de 2013, um laudo do Instituto de Criminalística recomendou a paralisação cautelar da obra devido a falhas no projeto, na execução dos serviços e nos pagamentos à empreiteira responsável. No final do mesmo ano, o Estado assumiu. As obras reiniciaram em dezembro do ano passado.

 

Fonte: G1

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile