Inicio Geral Após ameaça de presos, ronda é feita em casas de agentes penitenciários

Após ameaça de presos, ronda é feita em casas de agentes penitenciários

0

Depois das ameaças escritas por presos contra agentes penitenciários nas paredes das celas do Pavilhão C do presídio Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) reforçou rondas de segurança, nas casas dos carcereiros.

 

Segundo o diretor do Iapen-AC, Martin Hessel, equipes plantonistas, compostas pelos próprios agentes, fazem rondas diariamente nas residências.

 

As ameaças foram denunciadas pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC), Adriano Marques, na última sexta-feira (16) e mostram nomes de agentes escritos dentro de desenhos de túmulos.

 

Ainda segundo o diretor, as rondas estão sendo realizadas apenas no período da noite, quando o local fica menos movimentado. Hessel diz ainda que foi disponibilizada uma viatura para os agentes e os horários das rondas são determinados pela equipe plantonista.

 

“São rondas sem caráter policial, é mais uma vigilância mesmo. Os agentes plantonistas passam nas residências com a viatura. No caso de flagrante, os agepens [carceireiros] chamam uma equipe da Polícia Militar”, diz Hessel.

 

Segundo Adriano Marques, a medida já havia sido implementada pelo sindicato desde o ano passado e agora o Iapen-AC disponibilizou toda estrutura para as rondas. Marques explicou que antes as rondas eram feitas por agentes voluntários e o sindicato custeava com o combustível.

 

“O sindicato vê isso como uma medida positiva, não só para garantir a segurança do agente penitenciário, mas de todos os servidores da Segurança Pública. Fizemos um mapeamento dos endereços dos policiais militares, civis e federais e essa viatura também está passando por essas residências”, afirma Marques.

 

Segurança também é reforçada em presídio
Além das rondas nas residências dos agentes penitenciários, os agepens também reforçam as rondas de revista dentro do complexo penitenciário de Rio Branco. A medida visa evitar fugas, garantir a segurança dos agentes contra ataques e evitar situações de risco, segundo informou a direção do Iapen-AC.

 

“É um procedimento de segurança. Não podemos passar muitos detalhes, até por segurança dos próprios agentes. É uma forma de dar auxílio aos agentes. Queremos evitar as tentativas de fugas e ter mais segurança dentro da unidade”, explicou o diretor do Iapen- AC, Martin Hessel.

 

Além dos agentes, Hessel disse que já existia uma equipe da Polícia Militar realizando o serviço ostensivo no complexo e que agora será dado apoio aos agentes. “As rondas são feitas na parte interna e externa do presídio. Tem também uma equipe da PM que faz a segurança do serviço ordinário”, finaliza.

 

Para o diretor do Iapen-AC, as rondas devem evitar a entrada de drogas, celulares e outros materiais ilícitos dentro do presídio. “Quanto mais celulares foram apreendidos e tirados das celas melhor para a sociedade. Isso reflete até na própria sociedade, porque a gente viu que alguns crimes que ocorreram nos últimos dias foram a mando de gente de dentro do presídio”, disse.

 

Fonte: G1

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile