Inicio Geral Após denúncia de assédio moral, Sindasp participa de audiência no MP em...

Após denúncia de assédio moral, Sindasp participa de audiência no MP em defesa de ASPs do CDP de Taiúva

0

 

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, esteve na tarde de ontem em audiência no Ministério Público do Trabalho de Ribeirão Preto, com advogados da instituição, para acompanhar o depoimento de agentes de segurança penitenciária (ASP) que estariam sofrendo assédio moral no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva. Os servidores foram ouvidos e na próxima quinta-feira (5) haverá uma nova audiência.

 

Conforme Grandolfo, no mês de fevereiro, o Sindasp-SP ingressou com uma ação contra o diretor geral do CDP de Taiúva, alegando perseguição ao agente penitenciário e filiado Luiz Okuma, que exerce suas funções em estágio probatório na unidade.

 

O filiado procurou o Sindasp-SP e no Departamento Jurídico apresentou cópia do “Relatório Parcial da Comissão de Avaliação”, datado de 13/8/2015, avaliando o servidor no período de 1/2 a 30/4/2015. O documento aponta que o ASP “apresentou falta de atenção e comprometimento perante as regras e normas de segurança, falta de respeito aos seus superiores hierárquicos e pouca colaboração com companheiros de trabalho”. Segundo o ASP, nunca foi comunicado ou advertido.

 

No entanto, apesar de a avaliação ter sido feita entre fevereiro e abril, o ASP alegou que o documento foi apresentado ao mesmo apenas em outubro/2015, e ainda com a data de 13/8. Tal fato levou o servidor a protocolar um pedido na unidade solicitando o comunicado em que ele não obedeceu a chefia e colocou em risco a segurança da unidade.

 

O ASP também solicitou cópia da filmagem do corredor do setor administrativo e em frente ao Departamento de Núcleo de Pessoal, do dia 27/10/2015. Solicitou ainda cópia do seu probatório no período de 1/2 a 30/4/2015 e de 1/5 a 30/10/2015, além da verificação da demora das avaliações dos outros probatórios, pois havia feito apenas um.

 

De acordo com o presidente do Sindasp-SP, “por diversas vezes representantes do sindicato procuraram a direção da unidade para saber os motivos da demora das avaliações do probatório do ASP, no entanto, as solicitações não foram atendidas”, disse.

 

“Isso se caracteriza perseguição e assédio moral ao funcionário e por isso nosso Departamento Jurídico ingressou com a ação para que o diretor se explique na Justiça e também para que nenhuma injustiça ocorra com nosso filiado”, disse Grandolfo.

 

De acordo com o Grandolfo, “a perseguição na unidade é generalizada e diversos outros servidores já fizeram reclamação da direção da unidade. Eu mesmo já estive pessoalmente com o coordenador e relatei as reclamações dos funcionários. Houve reclamação geral dos funcionários em relação ao diretor geral da unidade, Carlo Bota, e o diretor de disciplina, João Soriano”, finalizou o presidente.

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile