Inicio Geral Após motins, Grupo de Intervenção Prisional será reforçado

Após motins, Grupo de Intervenção Prisional será reforçado

0

A Secretaria de Justiça do Piauí realizou, nesta terça-feira (18), na Casa de Custódia de Teresina, solenidade em homenagem a 23 agentes penitenciários e seis policiais militares do Estado que participaram do curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), em Brasília.

A participação dos agentes e policiais no curso foi viabilizada pela Secretaria de Justiça, dentro do programa de treinamento dos servidores prisionais que tem sido desenvolvido pelo órgão desde 2015. O curso teve duração de 15 dias e foi realizado do final de setembro a início de outubro.

Foto: Ascom

“Essa é uma das principais diretrizes do Governo do Estado: valorizar os agentes penitenciários e demais agentes de segurança que atuam no âmbito do sistema prisional, garantindo mais segurança para a população e avançar nas políticas de segurança, direitos humanos e ressocialização”, pontua o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

Ainda de acordo com Daniel Oliveira, os agentes prisionais capacitados pelo DPOE deverão ser incorporados ao Grupo de Intervenção Prisional do Piauí, criado pela Secretaria de Justiça em julho deste ano. O Grupo de Intervenção tem atuado na prevenção e repressão de distúrbios nos presídios do Estado.

O diretor da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, o agente penitenciário Enemésio Lima, o sistema prisional do Piauí tem avançado na valorização dos agentes prisionais. “São medidas como esta que engrandecem a categoria e nos faz prestar um bom trabalho para a comunidade”, diz.

De acordo com a Secretaria de Justiça, de 2015 para cá, cerca de 400 servidores foram capacitados em cursos de aperfeiçoamento em serviços penais, seguindo padrões nacionais e internacionais na área penitenciária e da segurança pública.

No dia 14 de outubro, a Secretaria de Justiça, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), deu início à primeira pós-graduação em Gestão Prisional, da qual estão participando 60 agentes penitenciários do Piauí, Maranhão, Ceará e de Brasília.

Fonte: Capital teresinha


Imprensa Sindasp-SP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile