Após suspensão de greve, agentes penitenciários de PE ganham viaturas

Agentes penitenciários de Pernambuco receberam novas viaturas, nesta segunda-feira (22), como parte do acordo realizado entre a categoria e o estado para tentar minimizar os problemas no sistema prisional do estado. A entrega foi realizada pelos secretários de Justiça Social e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e de Ressocialização, Eden Vespaziano, durante ato realizado na sede da Secretaria Executiva de Justiça Social e Direitos Humanos, no bairro do Recife. O evento ainda contou com a presença do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado, João Carvalho.

Ao todo, foram distribuídas 24 caminhonetes 4×4, do tipo xadrez (adaptada para o transporte de detentos). De acordo com a Seres, os veículos já estão sendo utilizados pelos agentes nos presídios. Ainda segundo o órgão, os automóveis foram contratados por meio de licitação pública no valor anual de mais de R$ 1,9 milhão.

No dia 11 de fevereiro, foram entregues as duas primeiras viaturas ao Grupo de Operações e Segurança (GOS). Já na última quinta-feira (18), foram liberados 200 coletes balísticos, com previsão para a distribuição de mais 545 nos próximos 90 dias.

Paralisação

Em assembleia realizada no dia 13 de fevereiro, a categoria decidiu suspender a paralisação prevista para o dia seguinte. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp), a decisão foi tomada depois que o governo do estado se comprometeu a tomar medidas para melhorar a segurança nas unidades prisionais. Desde o ano passado, as cadeias e penitenciárias do estado passam por diversos problemas. Em janeiro, duas fugas em massa foram registradas no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, e em Itamaracá, na Região Metropolitana.