Aprovado projeto que reajusta salário mínimo regional (SP)

Valores propostos para os pisos salariais variam de R$ 690 a R$ 710

Foi aprovado em Plenário nesta quinta-feira, 23/2, o Projeto de Lei 1/2012, do Executivo, que reajusta os pisos salariais mensais dos trabalhadores do Estado de São Paulo (salário mínimo regional). De acordo com o texto, serão fixados em R$ 690 os pisos de trabalhadores domésticos, serventes, trabalhadores agropecuários e florestais e pescadores, dentre outras categorias; em R$ 700 os de operadores de máquinas e implementos agrícolas e florestais, de máquinas da construção civil, de mineração e de cortar e lavrar madeira, classificadores de correspondência e carteiros, tintureiros, barbeiros, cabeleireiros, manicures e pedicures, dedetizadores, vendedores, trabalhadores de costura e estofadores, pedreiros e outros; e em R$ 710 os de administradores agropecuários e florestais, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores de compras e de vendas, agentes técnicos em vendas e representantes comerciais, além de outros.

Segundo o governador do Estado Geraldo Alckmin, a proposta "reflete o compromisso ideológico de se permitir um acréscimo de renda aos trabalhadores, sem prejuízo da preservação da capacidade econômica dos empregadores".

As dez emendas apresentadas ao projeto foram rejeitadas. A bancada do PT registrou voto favorável às emendas do PT, a do PSOL às emendas de seu partido e às do PT e a do PCdoB às emendas de sua bancada e às do PT e do PSOL.

Fonte: ALESP

IMPRENSA SINDASP-SP