ASP fala sobre câncer de mama em campanha desenvolvida pela SAP

A agente de segurança penitenciária (ASP), Olga Maria de Oliveira Zácari, participa da campanha “Câncer é só uma palavra, não uma sentença”, desenvolvida pela assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), dirigida pelo secretário Lourival Gomes. A servidora trabalha na Penitenciária Feminina de Pirajuí.

A servidora participou da gravação de um vídeo para a campanha. “É difícil na hora que a gente descobre, mas imediatamente eu parti para o tratamento de quimioterapia, e após a quimioterapia eu irei passar por cirurgia. Durante o meu tratamento quimioterápico foi tranquilo, hoje em dia a medicina está muito evoluída. A quimioterapia não é nada daquilo que todo mundo fala, eu não me senti mal, não tive muita reação, graças a Deus, mas é difícil, é um tratamento demorado, temos que ter paciência, mas passa”, disse Olga.

Ela relata que recebeu total apoio dos companheiros de trabalho e isso fez com que o tratamento fosse mais tranquilo. “Eu não precisei me afastar do meu serviço, consegui conciliar as duas coisas”, disse a ASP. “O cabelo cresce, a gente pode ter outras vaidades, a felicidade não está no cabelo, a felicidade está em outras coisas”, destacou Olga no vídeo.

O Sindasp-SP apoia a campanha da SAP, que destaca a importância do diagnóstico precoce e lembra três passos para a prevenção: pesquisar o histórico familiar, manter um estilo de vida saudável e realizar exames preventivos. Foi durante o banho, fazendo o autoexame, que a ASP Olga, de 30 anos, descobriu o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Oncoguia, no artigo Sinais e Sintomas do Câncer de Mama, “os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico”.

Ainda segundo o Oncoguia, “a melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês”, descreve o texto.

Serviço: Você, que é funcionário da SAP, participe da campanha também. Poste ou compartilhe seu vídeo e mande o link para o e-mail imprensasap@sp.gov.br, junto com a autorização para uso de imagem que você baixa aqui. Para mais informações sobre a campanha e como se cuidar, procure a CIPA da sua unidade ou a direção do Núcleo de Saúde do Servidor da sua Coordenadoria.

Em anexo segue uma cartilha educativa sobre o câncer de mama, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Vale a pena ler. Clique aqui para baixar a cartilha.