ASPs apreendem alto-falantes e microfones em vasilha com feijoada

De acordo com o relatório semanal de apreensões feitas nos presídios do Estado, divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os agentes de segurança penitenciária (ASP) flagraram no último domingo (21), na Penitenciária de Valparaíso, uma visitante tentando entrar na unidade com cinco alto-falantes e quatro microfones para celular. Os componentes estavam em uma vasilha com feijoada e foram descobertos durante o procedimento de revista.

Segundo a SAP, as apreensões destacadas no relatório foram feitas durante o último final de semana. A secretaria aponta que todos os casos de apreensões foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados suspensos do rol de visitas. “Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos”, descreve o relatório. Confira abaixo o relatório da SAP com a relação completa das apreensões.

Relatório da SAP

Lavínia

Na Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia, a PI, dia 20/07, no momento que uma visitante passava pelo aparelho de escâner corporal, foi visualizada uma imagem estranha na altura das partes íntimas da mulher. Ao ser indagada se escondia algo em seu corpo, a mesma confirmou que trazia um aparelho de telefonia celular. Já na Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia, a P II, duas mulheres foram flagradas por agentes prisionais durante os procedimentos de revista com o aparelho de escâner corporal. Cada uma portando um micro aparelho celular sem chip. Uma terceira mulher, mãe de um sentenciado, foi pega com um invólucro com uma placa de aparelho celular escondida numa vasilha com carnes. Por fim, outras duas visitantes foram impedidas de entrar no local, já que uma delas trazia uma sacola plástica com 14 comprimidos de coloração azul, vistos ao passar pelo equipamento de Raio-X. A outra trazia um invólucro com maconha. Domingo, 21/07, na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães”, Lavínia III, uma visitante foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 10 extratos bancários camuflados em um absorvente. A apreensão ocorreu durante a revista em seus pertences.

Martinópolis

No sábado, dia 20/07, na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena”, a companheira de um sentenciado tentou ingressar na unidade com dois invólucros contendo maconha ocultados nas extremidades inferiores da calça. Os volumes foram detectados durante o escaneamento corporal. No mesmo dia, outra visitante tentou entrar no local com um invólucro com cocaína, oculto na calcinha.

Presidente Bernardes

Ainda sábado, dia 20/07, a Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes registrou quatro apreensões no final de semana através do equipamento de escâner corporal, que indicou ilícitos nas partes íntimas das visitantes somando 4 quatro aparelhos celulares. Uma das visitantes também trazia papelotes da droga K4 escondidos no cós da calça.

Pacaembu

Na Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos”, de Pacaembu, dia 21/07, ao passar pelo aparelho de Raio-X e vistoria de alimentos, a companheira de um sentenciado foi surpreendida tentando entrar na unidade com uma porção de maconha. O ilícito estava escondido em uma embalagem de sabão em pó. Também domingo, 21/07, na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães”, Lavínia III, uma visitante foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 10 extratos bancários camuflados em um absorvente. A apreensão ocorreu durante a revista em seus pertences.

Iperó

Uma mulher foi detida na Penitenciária de Iperó durante o procedimento de revista, no sábado, 20/07. A visitante estava com três pacotes de cocaína e maconha escondidos sob a blusa que vestia. Ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde fez a retirada do material.

Casa Branca

A irmã de um preso foi flagrada no sábado, 20/07, durante o procedimento de revista na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra”, em Casa Branca. Imagens produzidas pelo escâner corporal mostraram alterações na região do quadril da moça. Agentes penitenciários a conduziram até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para exames, onde foi constatado que ela estava com um pacote em suas partes íntimas. A mulher retirou o material contendo 51g de maconha e 20 comprimidos estimulantes sexuais.

Álvaro de Carvalho

Na Penitenciária “Valentim Alves da Silva”, de Álvaro de Carvalho, uma mulher foi pega com 51g de maconha, 29 comprimidos estimulantes sexuais e duas folhas de caderno com anotações suspeitas escondidas em sua vagina. O flagrante ocorreu por volta das 11h20 de domingo, dia 21/07, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. No momento da inspeção, a visitante apresentou bastante nervosismo e, questionada, confessou que escondia ilícitos em seu corpo. A mulher foi levada até uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou o entorpecente, medicamentos e folhas de papel de suas partes íntimas.

Bernardino de Campos

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Bernardino de Campos com dois invólucros de maconha (contendo 21,5g da droga em um e 49g em outro) escondidos em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu por volta das 8h30 de domingo, dia 21/07. Questionada, a visitante confessou a irregularidade e concordou em retirar espontaneamente o entorpecente de seu corpo.

Reginópolis

Em Reginópolis, uma visitante acabou impedida de entrar na Penitenciária II “Sgto. PM Antonio Luiz de Souza” com maconha escondida em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 11h55 de domingo, dia 21/07. Após ser descoberta, a visitante foi conduzida até uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou de seu corpo a porção da droga que entregaria para o companheiro preso.

Serra Azul

Em Serra Azul, uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I da cidade com porções de maconha e cocaína escondidas em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu por volta das 11h45 de domingo, dia 21/07. Questionada pelos funcionários da unidade, a visitante negou que estivesse com objeto ilícito em seu corpo. Ao ser informada que seria levada até um hospital para exames, ela confessou no ato a irregularidade e retirou a droga de sua genitália.

Taiúva

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva com um invólucro de maconha escondido no forro da calcinha. A apreensão ocorreu por volta das 9h30 de sábado, dia 20/07, durante procedimento de revista pelo escâner corporal.

Franco da Rocha

Três visitantes foram impedidas de entrar na Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha, no último final de semana (20 e 21 de julho) por estarem portando ilícitos. Os flagrantes com as mulheres ocorreram durante revista mecânica realizada no aparelho de escâner corporal, que detectou anormalidade nas imagens, indicando objeto na região íntima das mesmas. Em duas situações as visitantes levavam invólucros com maconha e cocaína. Já no terceiro caso, a mulher estava com entorpecente semelhante ao LSD, além de maconha e cocaína. Ainda em Franco da Rocha, no Centro de Detenção Provisória Feminino, no sábado, 20/07, o irmão de uma presa foi flagrado com maconha e quatro comprimidos escondidos no cós de sua calça.

Santo André

No Centro de Detenção Provisória de Santo André, no sábado, 20/07, os agentes de segurança penitenciária apreenderam prontamente três celulares com visitantes. Os aparelhos estavam escondidos na genitália e em solas de chinelo das visitantes. Além das apreensões de celulares, uma moça foi flagrada tentando entrar com documento falso na unidade prisional. A mulher ia visitar seu companheiro quando foi constatado que a mesma tentava se passar por outra pessoa.

Itapecerica da Serra

A companheira de um preso do Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra foi impedida de entrar na unidade prisional, no último domingo, 21/07, pois escondia uma porção de maconha no cós de sua calça. O material foi verificado pelos agentes durante revista mecânica no escâner corporal.

Praia Grande

Uma jovem foi barrada ao tentar entrar com maconha no Centro de Detenção Provisória “ASP Charles Demitre Teixeira”, o CDP de Praia Grande, na manhã de domingo, dia 21/07. A visitante foi flagrada com a erva escondida no fundo de sua calcinha. Por volta das 8h, a mulher, de 20 anos, foi submetida ao procedimento de revista por escaneamento corporal. A partir das imagens geradas pelo aparelho, as agentes de segurança penitenciária observaram um volume atípico na região íntima da jovem. Tratava-se de um invólucro com 19g de maconha, que seria entregue a seu marido, detento do presídio.