ASPs impedem entrada de maconha escondida em pizza e placas de celular em sola de chinelo

0
227

De acordo com o relatório semanal de apreensões feitas nos presídios do Estado, divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), nos Centros de Detenção Provisória I e II de Guarulhos, houve apreensão de maconha e cocaína em meio a alimentos e roupas íntimas de visitantes.

No CDP de Guarulhos I, a companheira de um preso foi surpreendida no último sábado, durante o procedimento de revista da alimentação, com 12 porções de maconha escondidas em pedaços de pizza. A droga estava entre o recheio e a massa. Ainda em Guarulhos, no CDP II, no sábado, durante revista mecânica no aparelho de escâner corporal, a agente penitenciária identificou uma anormalidade na região pélvica da visitante e foi constatado que visitante levava dois invólucros, um com cocaína e outro com maconha, disfarçado no forro de sua calcinha.

No CDP de Santo André, no domingo, um visitante foi impedido de entrar na unidade após agentes penitenciários encontrarem placas de celular em seus chinelos. Os objetos foram vistos pelas imagens do escâner corporal.

Segundo a SAP, as apreensões foram feitas durante o último final de semana nas unidades prisionais em todo o Estado. A secretaria aponta que todos os casos de apreensões foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados suspensos do rol de visitas. “Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos”, descreve o relatório. Confira abaixo o relatório da SAP com a relação completa das apreensões.

 

Relatório da SAP

 

São Bernardo do Campo

Três apreensões de entorpecentes e celular com visitantes foram registradas no último final de semana, dias 10 e 11/08, no Centro de Detenção Provisória “Dr. Calixto Antônio” de São Bernardo do Campo. No sábado, 10/08, durante o procedimento de revista da companheira de um preso, foi observada alteração nas imagens do escâner corporal. Ao ser questionada, a mulher confessou estar com cocaína, maconha, LSD e K4 escondidos na sua roupa íntima superior (top). Além dos ilícitos, a visitante também escondia papeis de seda. No domingo, duas visitantes foram impedidas de entrar na unidade prisional por estarem com produtos proibidos. Uma das mulheres tentou entrar no CDP com um celular escondido em sua genitália. Já no segundo flagrante do dia, agentes apreenderam 150 pontos de K4 e LSD, que estavam escondidos na roupa íntima superior (top) da mãe de um preso.

 

Franco da Rocha

No domingo, dia 11/08, na Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha, a irmã de um sentenciado tentou entrar na unidade prisional com um invólucro contendo cocaína e maconha, tudo estava escondido em seu corpo. A apreensão foi possível após ela passar no aparelho de revista mecânica, o escâner corporal, que indicou o pacote na região íntima do corpo da visitante. No total, foram retidos 33g de cocaína e 49g de maconha.

Praia Grande

Uma visitante foi barrada ao tentar entrar com maconha dentro do Centro de Detenção Provisória “ASP Charles Demitre Teixeira”, o CDP de Praia Grande, no último domingo, dia 11/08. A mulher, de 44 anos, cadastrada como companheira de um detento do presídio, trazia 9g da erva em suas vestes. Pela manhã, por volta das 10h30, a visitante foi submetida ao procedimento de revista por meio de escaneamento corporal, quando as servidoras identificaram um volume atípico na roupa da visitante, a partir das imagens geradas pelo aparelho. Foi constatado que tratava-se da droga, que estava escondida na barra da calça.

 

Tremembé

Uma jovem foi flagrada ao tentar entrar com maconha dentro da Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, a P1 de Tremembé, no último sábado, dia 10/08. A visitante, companheira de um sentenciado da unidade prisional, trazia 44g da erva em um invólucro entre as nádegas. Pela manhã, por volta das 9h45, a mulher, de 19 anos, foi submetida ao procedimento de revista por meio de escaneamento corporal. A partir das imagens geradas pelo aparelho, a agente de segurança responsável pela inspeção observou um objeto estranho no corpo da mulher. Ao ser indagada, a visitante admitiu a infração e retirou a droga espontaneamente em local reservado.

Sorocaba

No sábado, dia 10/08, a companheira de um detento, de 25 anos, foi flagrada durante o procedimento de revista no Centro de Detenção provisória (CDP) de Sorocaba, com 22g de maconha escondidos na calcinha. Agentes prisionais perceberam que havia irregularidade nas partes íntimas da moça pois as imagens produzidas pelo escâner corporal ficaram alteradas. Ao ser questionada, ela admitiu que estava com drogas, mas disse que era para o próprio consumo, negando que seria entregue ao preso.

Assis

Em 11/08, por volta das 8h10, na Penitenciária de Assis, a companheira do sentenciado, ao passar seu “jumbo” (comida) no setor de raio- x, foi flagrada pelas agentes com uma sacola que continha R$ 32,85 em espécie, uma cápsula aparentando ser comprimido, um papel com número de telefone e uma chave de retirar chip de celular.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, no dia 11/08, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar na unidade portando objetos proibidos. Primeiramente, por volta das 8h, ocorreu a apreensão de uma placa de micro aparelho de telefonia celular com uma visitante, assim que ela passou pelos procedimentos de revista de seus pertences no aparelho de raio-x. O equipamento estava na alça da bolsa. Prosseguindo com as revistas, por volta das 10h, houve a apreensão de uma porção de papeis aparentando ser a droga sintética K4. A droga foi encontrada no sutiã da visitante e flagrada quando a mesma passou pelo escâner corporal.

Lavínia

Já em 11/08, na Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes”, a P2 de Lavínia, uma visitante passou pelo escâner corporal quando foi verificado que havia algo suspeito em seu corpo. Indagada, a moça alegou que trazia um micro aparelho de telefonia celular, vindo a retirar de sua genitália e entregar voluntariamente. No mesmo dia, na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães”, a P3 de Lavínia, uma visitante passou pelo escâner corporal e foi flagrada com um invólucro contento um aparelho celular dourado. Questionada pelos agentes de segurança, a visitante relatou que caso conseguisse entrar com o aparelho, receberia R$ 1.000.

 

Lucélia

Na Penitenciária de Lucélia, no sábado, dia 10/08, durante procedimento de revista, uma senhora, mãe de um sentenciado, foi flagrada tentando entrar na unidade com um invólucro contendo várias porções de maconha ocultas em seu absorvente íntimo. Quando foi indagada, ela alegou que recebeu o entorpecente de outra pessoa.

 

Marabá Paulista

No domingo, dia 11/08, na Penitenciária “João Agostinho Panucci”, de Marabá Paulista, durante passagem pelo escâner corporal, agentes detectaram uma porção de maconha introduzida no chinelo de uma visitante, companheira de um preso.

Martinópolis

Na Penitenciária “”Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, em 11/08, às 11h55, uma senhora, parente de detento, tentou ingressar na unidade com um invólucro inserido na região genital contendo um micro aparelho de telefonia celular. O invólucro foi constatado nas imagens do escâner corporal.

 

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, no dia 10/08, sábado, por volta das 8h, durante procedimento de revista no aparelho de escâner corporal, foi constatado a presença de material estranho nas partes íntimas de uma visitante. Entretanto, a mesma negou que estivesse com qualquer objeto. Em seguida, logo após ela concordar, foi encaminhada ao Hospital de Presidente Bernardes, onde os exames constaram a presença de algo estranho, tendo a visitante tornado a negar a posse de qualquer material. Em seguida, ela mesma admitiu estar com algo no corpo e retirou das partes íntimas um invólucro contendo maconha. No dia seguinte, 11/08, domingo, por volta das 10h15, durante procedimento de revista no aparelho de escâner corporal, uma visitante foi surpreendida com cinco invólucros escondidos na roupa íntima (região do busto) e da genitália, contendo maconha. Por último, por volta das 11h, ainda no procedimento de revista no aparelho de escâner, foi constatado a presença de material estranho na altura do quadril de uma jovem. A visitante negou, sendo conduzida ao hospital local, onde também foi constatado a presença de material estranho, tendo a mesma retirado das partes íntimas um invólucro contendo maconha.

 

Presidente Prudente

Na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente, no dia 10/08, às 10h, durante revista na alimentação, uma visitante foi flagrada pelos agentes de segurança com uma vasilha de feijão contendo um fundo falso, onde foi encontrado um invólucro com maconha.

Riolândia

Na Penitenciária de Riolândia, em 11/08, por volta das 10h30, uma senhora, companheira de um sentenciado, foi surpreendida durante os procedimentos rotineiros de revista logo após passar no equipamento de escâner corporal com um aparelho celular com chip. O acessório estava nas suas partes íntimas.

Álvaro de Carvalho

A Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho registrou dois flagrantes no último domingo, dia 11/08. O primeiro ocorreu por volta das 9h30, quando uma mulher foi flagrada com dois celulares (sem os chips) escondidos no fundo da bolsa. Questionada, a visitante disse que não tinha a intenção de entrar na unidade com os telefones móveis, que são, segundo ela, usados como brinquedos por sua filha. A segunda apreensão ocorreu por volta das 9h55. Durante a inspeção de rotina, os funcionários encontraram um frasco de medicamento contendo líquido suspeito, que, posteriormente, foi identificado como sendo loção pós-barba. Questionada, a visitante alegou que se tratava de óleo ungido, que ela levaria para o companheiro preso, mesmo sabendo que não era permitido entrar com esse tipo de produto na unidade prisional.

   

Avaré

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré com maconha escondida no forro da calcinha, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 10h20 de sábado, dia 10/08. Após ter sido descoberta, a visitante foi encaminhada a uma sala reservada, onde agentes femininas vistoriaram a peça de roupa e encontraram a porção da droga e pedaços pequenos de borracha na cor azul, utilizados em aparelhos ortodônticos. Ela alegou que levaria o entorpecente e o restante do material ilícito ao marido preso, a pedido dele.

Cerqueira César

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Cerqueira César com anotações suspeitas escondidas em seu sutiã, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 8h25 de domingo, dia 11/08. Nos bilhetes apreendidos, havia informações de possível movimentação do tráfico de drogas, que foram encaminhadas para investigação policial.

Marília

Uma adolescente de 16 anos foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Marília com 127g de maconha escondidas em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 9h de domingo, dia 11. Questionada, a visitante negou qualquer irregularidade. Portanto, foi encaminhada à unidade de pronto-atendimento para realização de exames. Ao chegar ao hospital, contudo, confessou que escondia droga em sua genitália. Ela própria retirou de seu corpo a porção de maconha, que entregaria para o marido preso.

Pontal

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal com 12g de maconha escondidas no absorvente que usava no momento do procedimento de revista pelo escâner corporal da unidade. A apreensão ocorreu por volta das 10h20 de domingo, dia 11/08. Questionada pelos funcionários, ela alegou que havia trazido a droga a pedido do marido preso.

 

Reginópolis

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis com 78g de maconha escondidas em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 8h20 de domingo, dia 11/08. Após ter sido descoberta, a visitante foi levada ao banheiro, onde, na presença de agentes femininas, retirou de seu corpo a porção da droga que entregaria ao companheiro preso.

O presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, parabeniza os agentes penitenciário pela dedicação no exercício de suas atividades por impedirem a entrada de todos os materiais ilícitos nas unidades prisionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.