Assembleia realizada em Lucélia se posiciona contra a proposta de greve

O Sindasp-SP realizou na noite de terça-feira (4) a segunda assembleia geral de greve para ouvir a categoria. A reunião foi realizada em frente à Penitenciária de Lucélia, mas, apesar do esforço dos diretores da regional, a participação dos servidores foi considerada muito fraca pelo sindicato.

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, abriu a assembleia e explicou detalhadamente o andamento da negociação com o governo e em seguida abriu espaço para que os servidores se manifestassem.

Depois de ouvir a categoria, Grandolfo colocou a proposta de greve em votação, que poderá ocorrer a partir de 10 de março, caso o governo não atenda a categoria. No entanto, apesar de um grupo ser favorável à greve, os votos contra foram mais relevantes devido à baixa participação dos servidores na assembleia. Assim, houve um empate técnico e, desta forma, a região de Lucélia votou contra a realização da greve geral.

Na segunda-feira (3), a assembleia geral foi realizada em frente à Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e a região votou por unanimidade favoravelmente à greve. Portanto, até o momento, a votação permanece empatada em um voto a favor (Região de Pres. Venceslau) e outro contra (Região de Lucélia).

No total serão realizadas treze assembleias gerais de greve em diversas regiões do Estado, de 3 a 25 de fevereiro, com o objetivo de ouvir os servidores penitenciários para eles se manifestem sobre a possível greve geral.

“A participação dos servidores em Lucélia foi muita abaixo da expectativa, no entanto, quem decide e vota pela greve é a categoria e não o sindicato”, argumentou o presidente Grandolfo. “Nós estamos fazendo a parte do sindicato e convocamos a categoria para ouvir o que ela pensa. Até agora, temos um empate na votação, mas ainda restam onze assembleias a serem realizadas e o mais importante é que a vontade da categoria será feita”, finalizou o presidente.

Negociação com o governo

No dia 31 do mês passado, Grandolfo encontrou com o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração do sistema de bloqueadores de telefonia celular na P2 de Venceslau e cobrou uma posição em relação à categoria. Alckmin disse ao presidente do Sindasp-SP que, entre essa semana (3/2) e a próxima (10/2), entrará em com contato com Grandolfo para convidá-lo para uma audiência no Palácio dos Bandeirantes.

Posição do Sindasp-SP

O sindicato permanecerá realizando as assembleias gerais normalmente para ouvir a categoria e, caso realmente o governo chame para uma negociação, a proposta será apresentada em assembleia geral para que os servidores decidam.