Será realizada no Auditório Paulo Kobayashi, no dia 10/11, a partir das 18h, audiência pública para debater a construção de mais um presídio em São Vicente. A audiência será presidida pelo deputado Luiz Fernando (PT) e tem a finalidade de abordar a implantação de Penitenciária Feminina no Jardim Rio Branco, na área continental da cidade.
Após diversas manifestações dos moradores e lideranças de bairros contrários à construção do presídio, que já sofreu embargo da obra, em junho passado, pela Secretaria Municipal de Obras, devido à falta de licenciamento juntos aos órgãos competentes do município, Luiz Fernando (PT), membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, organizou esta audiência pública.
“O ponto principal é questionar o porquê da construção de mais um presídio em São Vicente, mas também pressionar para que o Estado acolha e priorize as necessidades da população local, principalmente relacionadas à saúde e educação, hoje tão deficitárias na região.” afirmou o deputado.
Em 28/08 foi realizada a primeira audiência pública com este tema, em São Vicente, onde foram debatidos a falta de discussão com a população; a irregularidade do empreendimento; o acúmulo de outras unidades prisionais e a falta de infraestrutura para parentes e visitantes; a construção de um presídio em área destinada à construção de indústrias e, por fim, a necessidade da atenção do Estado, para a implantação do hospital regional, antigo anseio da cidade e outros equipamentos que garantam melhor qualidade de vida à população de São Vicente.
Para esta audiência estão convidados o vice-governador, Márcio França, o deputado Caio França (PSB) e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Já estão confirmadas as presenças dos vereadores de São Vicente, Alfredo Martins, Ferrugem e Junior Bozzella.
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo