Inicio Geral Automação prisional da SAP é destaque em âmbito nacional

Automação prisional da SAP é destaque em âmbito nacional

0

Por: Secretária da Administração Penitenciária

Ao contrário do que ocorre hoje com as portas das celas, a equipe responsável pela automação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) fechou com “chave de ouro” o ano de 2019 ao participar de três encontros nacionais e um estadual em Brasília e São Paulo, além de fazer visitas técnicas em penitenciárias do Mato Grosso do Sul (MS).

Em dezembro, a equipe responsável pela automação prisional paulista realizou uma visita técnica na Penitenciária Federal de Campo Grande, onde instalou um dilacerador de pneus para reforçar a segurança na entrada da unidade em casos de acesos não autorizados. A visita também ocorreu na Penitenciária Estadual de Três Lagoas (MS) visando uma possível futura automação nessas unidades e nas federais.

Eventos

As boas práticas e o trabalho desenvolvido pela equipe da automação nos presídios paulistas foram destaques em palestras e exposições no 1º e 2º Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e em parceria com a Fundação Pitágoras. Os eventos ocorreram em abril e novembro do ano passado, respectivamente, em Brasília e em São Paulo.

Na capital federal, a modernização das prisões paulistas também foi tema de palestra no I Fórum de Desenvolvimento, Qualificação Profissional e Boas Práticas Prisionais, promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em novembro. Além dos agentes da automação, estiveram presentes deputados federais, diretores do Depen e autoridades do sistema prisional de todos os estados.

Os agentes participaram, ainda, do Encontro de Gestão e Conhecimento e Inovação da Administração Pública do Estado de São Paulo (EGECISP), sediado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, em novembro, onde realizaram demonstrações com o robô tático para varreduras e o carro de transporte de presos tipo maca.

Equipe

As palestras e demonstrações, tanto dos equipamentos de automação das celas, como das novas tecnologias da SAP, foram ministradas pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e idealizador do sistema automático, Marcos Antônio de Santana, acompanhado do ASP Clayton Oliveira de Souza. Eles representaram toda a equipe, composta por 22 integrantes de diversos estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (CROESTE). Berço da automação, está é a primeira coordenadoria a implantar a tecnologia em 100% de suas penitenciárias e Centros de Detenção Provisória (CDP). Segundo Santana, o Estado possui, atualmente, 130 unidades automatizadas.

 

Nota Sindasp:

O Sindasp se alegra com o sucesso da automação dos presídios paulistas, foi uma incansável luta dos nossos guerreiros para que hoje esse modelo seja referencia no Brasil.

Para Gilmar Pereira de Oliveira (Índio), o Sindasp-SP teve um papel preponderante no projeto de automação dos presídios paulistas. “A automação das unidades prisionais do Estado de São Paulo foi idealizada e conquistada pelo nosso sindicato, junto a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), destacou Índio.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile