A Penitenciária Federal em Catanduvas (PR) recebeu, nesta sexta-feira (16), a visita de uma comitiva de autoridades do Ministério da Justiça. O secretário-executivo, Rafael Tomaz Favetti, o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Sandro Torres Avelar, a consultora jurídica Giselle Cibilla Silva e a coordenadora de tratamento penitenciário, Rosângela Peixoto, participaram da solenidade de lançamento do projeto de educação formal para os presos.
Desde março são oferecidas aos presos aulas de alfabetização, ensino fundamental e médio, em parceria com a secretaria de Educação do Paraná. Cerca de 30 presos são atendidos pelo projeto e outros 50 participam de oficinas de trabalho. A comitiva ainda vistoriou a unidade e acompanhou o procedimento de inclusão de novos presos.
Sistema Penitenciário Federal
Em 2006, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça inaugurou em Catanduvas (PR) a primeira penitenciária federal de segurança máxima. Hoje, são quatro unidades operando no país, que incluem as cidades de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).
A Penitenciária Federal em Catanduvas custodia hoje cerca de 170 presos de alta periculosidade. Graças à infraestrutura das penitenciárias federais, nunca foram registradas fugas, atos de corrupção ou rebeliões. São 12,7 mil metros quadrados de área construída com arquitetura prisional diferenciada.
Cada unidade possui 208 celas individuais mais 12 de isolamento para os presos recém-chegados ou que descumprirem as regras. Duzentas câmeras de vídeo reforçam a segurança 24 horas por dia. As imagens são enviadas em tempo real para centrais de monitoramento.
Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br