Cães treinados reforçam segurança em presídios

0
10

PM e Exército ensinam técnicas de adestramento e utilização de cães a Funcionários do sistema prisional


2º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro ministrou aulas no canil do CDP de São Vicente

O treinamento constante de seu corpo funcional é prioridade na SAP, seja através da Escola da Administração Penitenciária (EAP) ou por iniciativa da direção das unidades prisionais e seus agentes. Nos últimos meses, vários cursos com uso de cães em ações de vigilância, revistas e outras atividades de segurança foram realizados ou estão em andamento.

Exemplo disso é o ?Estágio em Cinotecnia Básica? que está sendo oferecido desde o dia 14/10, a representantes das coordenadorias regionais de unidades prisionais da SAP. Com carga horária de 88 horas/aula, o curso aborda métodos e conceitos gerais de adestramento e equipamentos utilizados, além de utilização do cão, detalhes e características das raças. O estágio é fruto de parceria celebrada entre a EAP e o 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo (PM).

O treinamento acontece nas novas instalações do canil da Penitenciária I Dr. Danilo Pinheiro, de Sorocaba. Inaugurado no mês passado, o canil dispõe de boxes individuais para oito cães, enfermaria veterinária, maternidade, área para banho e até mausoléu.

O objetivo do Estágio é a formação de agentes multiplicadores, que repassarão os conhecimentos adquiridos no curso para os outros agentes de suas respectivas coordenadorias.

Recentemente, o 2º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro ?Batalhão Martim Afonso? (2º BIL de São Vicente) ministrou o 1º Estágio de Formação de Condutores de Cães Policiais, a profissionais de várias corporações da área de segurança; dentre elas, agentes de segurança dos Centros de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, Praia Grande, Suzano e Taubaté; Penitenciárias (PI e PII) de São Vicente e Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá.

Mais detalhado, esse curso abordou desde enfermagem veterinária a técnicas de contenção, escolta e retirada de presos das celas; treino de faro para detecção de entorpecentes, explosivos, armas e aparelhos de telefonia móvel, entre outros temas.

O treinamento ocorreu entre os dias 10 a 21/08 nas dependências do 2º Batalhão, no canil da Guarda Municipal de São Vicente e também nas unidades prisionais de São Vicente.

Fonte: SAP
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.