Campanha de combate à tuberculose começa nesta 2ª feira em Sorocaba

Começa nesta segunda-feira (29) mais uma campanha de combate à tuberculose, em Sorocaba (SP). A ação, que ocorre duas vezes ano, vai até o dia 11 de março e tem como objetivo orientar a população sobre os sintomas e detectar casos da doença na cidade.

A campanha será feita nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos pronto-atendimentos, unidades pré-hospitalares (UPHs), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden, Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)  e no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, Fundação Casa e as penitenciárias da cidade também vão participar da iniciativa.

A doença tem cura em 100% dos casos, desde que tratada em tempo, e a campanha surge para identificar quem tem a doença na fase inicial. Se a pessoa tiver tosse por três semanas consecutivas, o ideal é fazer o exame respiratório. O tratamento contra a tuberculose dura seis meses e é exclusivamente realizado pela rede pública de saúde.

Casos e assistência

Em Sorocaba, no ano passado foram registrados 160 casos novos de tuberculose, contra 167 em 2014 e outros 180, em 2013. Do total de ocorrências identificadas em 2015, 113 (70% do total) dos pacientes são do sexo masculino e 47 (29,3%), mulheres. O público mais afetado pela doença é o de 20 a 49 anos de idade, que totalizaram no ano passado, 118 casos.

Dos 160 novos casos em 2015, 116 tiveram ligação com ocorrências pulmonares, 20 extrapulmonares, 25 em detentos e 11 associadas a HIV, vírus causador da Aids. Pacientes diagnosticados com tuberculose são encaminhados à Policlínica municipal de Especialidades, e onde funciona permanentemente o programa de controle da tuberculose, com uma equipe específica para atendimento a esse público. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (15) 3219-2203.