Casa de Custódia de Taubaté: está na hora de mudar

Por: Deputado Afonso Lobato*

No último final de semana, assistimos a mais uma tentativa de fuga de detentos da Casa de Custódia de Taubaté, colocando em risco, de novo, uma significativa parcela da população, que mora nos arredores. Seriam cerca de 240 presos, de alta periculosidade, que poderiam ter ganhado as ruas e ameaçado a vida de muita gente.

São esses fatos, que se repetem periodicamente, que nos fazem refletir e questionar mais uma vez se tem algum sentido manter uma unidade prisional tão importante e vulnerável numa região tão populosa, praticamente no centro da cidade de Taubaté.

Já ficou evidente que de segurança máxima essa cadeia nada tem. Basta recordarmos as diversas rebeliões ocorridas, inclusive com mortes, como em 2000, quando nove presos morreram, e depois em 2006, quando se registraram duas mortes. Em todas essas ocasiões houve reféns e a população ficou em estado de grande tensão.

Depois de lutarmos incessantemente, mas com êxito, para fechar o antigo ‘Cadeião’, localizado na avenida JK, junto ao 1º Distrito Policial, também em área populosa e central, agora nos vemos na obrigação de assumir a luta junto com a população, para também tirar de onde está a Casa de Custódia.

Acreditamos ser perfeitamente viável a construção de um novo presídio, nos mesmos moldes, mais moderno, é claro, preferencialmente em outro local que não seja o Vale do Paraíba, que já tem muitos presídios. O número de presos é pequeno, o que não exigiria uma área substancial para abrigar um novo prédio, com as mesmas condições de segurança relatadas pelas autoridades acerca da Casa de Custódia.

Vamos levar essa idéia ao governo do Estado e cremos que haverá de parte do governador José Serra a sensibilidade necessária para entender que, nesse caso, há uma boa parte da população de Taubaté correndo riscos permanentes de se tornar refém de gente perigosa, ávida de liberdade forçada.
Precisamos, no entanto, estar mobilizados, inclusive com a adesão de moradores de outras regiões e bairros, porque o risco, na verdade, é para toda a população, que não deseja viver o pesadelo de conviver, mesmo que por momentos ou curtos períodos, com foragidos, que podem agir em qualquer parte da cidade.

Se necessário, faremos abaixo-assinados, como fizemos para conquistar o Poupatempo, e outras formas de manifestações, com o intuito de demonstrar que a população está insatisfeita com a situação, que requer soluções imediatas e definitivas para acabar com esse drama na área de segurança pública em Taubaté.

*O deputado Afonso Lobato (PV) é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira

Fonte: Alesp