CDHU sorteia mais 59 casas em Itapira

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, sorteou 59 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Itapira, na tarde desta sexta-feira,  19 de fevereiro. Os imóveis sorteados estão sendo construídos no Distrito de Barão Ataliba Nogueira. “Aqueles que não foram contemplados hoje terão outras oportunidades, pois o Governo do Estado já tem programada a construção de mais um  conjunto habitacional com 144 casas no município”, anunciou o secretário.

“A viabilização de mais moradias para atender as famílias itapirenses só é possível devido ao comprometimento e esforço do poder público”, completou Rodrigo Garcia, referindo-se às  dificuldades econômicas enfrentadas pelo país no atual momento. “Apesar da crise, não diminuímos o ritmo das obras e não deixamos de investir para beneficiar a população paulista”, concluiu.

Para o sorteio das 59 unidades, realizado na Escola Estadual Professor Fenízio Marchini, se inscreveram 500 famílias de baixa renda. Do total de moradias, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades foram sorteadas entre a população geral inscrita, sendo duas para pessoas que vivem sozinhas.

O trabalhador rural Mauro da Silva, 59, foi um dos contemplados. Atualmente,  ele vive em uma fazenda com a esposa Fátima Aparecida e a filha Fabiana, onde trabalha como caseiro. Fabiana falou sobre a dificuldade enfrentada pela família devido à distância entre a fazenda onde moram e o Distrito de Barão Ataliba Nogueira. “É muito longe dos serviços básicos do dia a dia. Se eu quiser comprar um pãozinho, são quase duas horas de caminhada”, conta ela. “Vai ser muito bom morar na nossa própria casa aqui no Distrito, onde teremos mais conforto e seremos mais felizes”, comemorou.

As famílias sorteadas foram convocadas para o processo de habilitação que será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Rua Santa Breda, nº. 59, também no distrito. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Itapira no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

Com 56,57m² de área construída, os imóveis foram projetados segundo conceitos do Desenho Universal e contarão com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades terão piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e do tanque, laje em todo ambiente interno, estrutura metálica no telhado, muro de divisa entre os lotes, esquadrias de alumínio, passarela de acesso e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro. Duas unidades receberão itens de acessibilidade para cadeirantes.

O conjunto habitacional, localizado na Avenida Antônio Marangoni, s/nº, no Distrito Barão Ataliba Nogueira, é viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administra as obras. A CDHU repassa os recursos financeiros ao município e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. O investimento nesta obra é de R$ 5,6 milhões.

As famílias atendidas terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.

Fonte: Portal Novidade