CDP de Limeira foi inaugurado na manhã desta sexta-feira

0
76

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (20) o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira. A unidade foi anunciada em janeiro de 2014 pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e tem capacidade para 823 presos.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP), a unidade foi inaugurada com equipamentos de segurança como raio-x, portal detector de metais e scanner corporal. A unidade tem oito raios com oito celas cada um e a construção teve custo de R$ 47.882.887,25.

O CDP foi entregue com as portas das celas automatizadas. A automatização das unidades prisionais foi proposta pelo Sindasp-SP ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e foi anunciada pelo secretário em 7/12/2012, durante visita à sede estadual do Sindasp-SP em Presidente Prudente. O objetivo da automatização foi colocar fim às agressões sofridas pelos agentes de segurança penitenciária (ASP) e garantir a integridade física dos servidores.

As obras da construção do CDP de Limeira sofreram atrasos na entrega por três principais motivos, não por culpa da SAP, mas devido demora na emissão de expedição da Autorização de Intervenção em Área de Preservação Permanente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pela paralisação, por algumas horas, após início de uma greve dos operários devido ao não pagamento da rescisão de 40 empregados que foram demitidos pela construtora Heleno & Fonseca Construtécnica S/A, responsável pela obra, e por um incêndio de grandes proporções que acabou destruindo um galpão usado para o armazenamento de material de construção e o alojamento dos operários.

Conforme a SAP, “a grande novidade nos novos CDPs são os pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos -, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis”, descreve nota da secretaria.

A unidade está localizada na zona rural, na Rodovia Luís Ometto – SP 306, km 32 + 100m, no Município de Limeira, interior de São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.